![]() |
Casa Aviocar C-212 |
Encomendados pelo
governo português à empresa espanhola CASA – Construcciones Aeronáuticas S.A,
no decurso de 1973, com o objetivo de prestar serviço em África e a intenção de
substituir as aeronaves então utilizadas para transporte, acabaram por ser
entregues numa altura em que o conflito africano já tinha terminado.
Utilizados, em número de 22*, entre
1974 e 2014, altura em que a totalidade da frota foi inibida, serviram com
especial realce a Força Aérea Portuguesa nas missões que lhe foram entregues.
*inclui os 2 modelo C.212 300 alienados ao Uruguai
*inclui os 2 modelo C.212 300 alienados ao Uruguai
19 de novembro de 1976
O C-212 A2-12 Aviocar, 6516, número de fabricante 047, despenhou-se perto de Lisboa, na serra do Calhandriz, por eventual falta de cumprimento das normas de aproximação ao aeroporto de Lisboa em situação de ILS, quando em rota Tancos/Lisboa.
No acidente faleceram o Capitão Piloto aviador José Luis Lopo Tuna e o Tenente Piloto aviador Amândio Jorge Almeida Cardoso.
O C-212 A2-12, Aviocar, com a matrícula 6518 e o número de fabricante 050, despenhou-se na Serra de Santa Bárbara, Ilha Terceira, Açores no decurso de um voo de treino.
No acidente faleceram o Tenente Coronel Piloto aviador Carlos Alberto Heitor Lavrador, o Tenente Coronel Piloto Aviador Orlando Manuel Silveira Bettencourt e o 1º Sargento MMA Luís Maria Vitorino.
Foto de Snawn Smith - Site ASN
|
Eu tenho uma vaga ideia de avistar lá longe uma espécie de "peça branca" na zona que se refere ter caído. Durante muito tempo me questionei o que teria acontecido ali. Agora já percebi que foi mesmo a parte do avião que caiu e durante muito tempo ficou visível. Hoje (passados tantos anos) não deve restar nada.
ResponderEliminar