Arquivo do blogue

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Dornier Do-27

Do 27 - Crédito:  Museu do Ar - EMFA


atualizado em 07 de outubro de 2019

Construídos pela Dornier AG da então República Federal da Alemanha, o Do-27 constituiu durante o período das operações militares em áfrica um dos “cavalos de batalha” da Força Aérea Portuguesa, nas diversas utilizações para que foi chamado a intervir.

Entre 1961 e 1979, foram utilizados 146 aviões, a grande maioria fornecidos em diversos momentos pela Força Aérea Alemã – Luftwaffe, em resposta aos pedidos das autoridades políticas e militares portuguesas.

A enorme quantidade de aviões utilizados operacionalmente e as condições extremas em que operaram, traduziu-se num número elevado de perdas por acidente ou em combate, com as inevitáveis consequências humanas.

24 de fevereiro de 1964

O Do-27-A1 com a matrícula FAP 3444 e o registo 139 do fabricante, é atingido por tiros e cai na região de Catió, Guiné, falecendo o piloto Furriel Frederico Manuel Machado Vidal.

16 de maio de 1964

É perdido em Marrupa, Moçambique, numa aterragem noturna o Do-27-A1 com a matrícula 3449 e número de fabricante 237, falecendo o piloto Tenente Fernando Simões da Fonseca Pinho, o Furriel Piloto Artur Manuel Abreu Faria Abreu Faria e mais dois ocupantes não identificados.

28 de maio de 1964

Cai no Negage em Angola o Do-27-K2 com a matrícula 3433 e o número de fabricante 2127, tendo o seu piloto Furriel José Alberto da Fonseca Pereira Simões, aprisionado pela FNLA, falecido mais tarde por doença.

29 de maio de 1965

O Do-27-K2 com a matrícula FAP 3431, é perdido em Luanda, Angola, após colisão com a água devido a ter entrado em perda, morrendo o piloto Tenente Aníbal Nunes de Magalhães e o 2º Sargento Piloto Manuel Júlio Ferreira Silva.

03 de março de 1966

É perdido na região de Mueda, Moçambique, por colisão com uma árvore, o Do-27-A3 3482, número de fabricante 421,  falecendo o piloto Tenente Joaquim António Braga Gonçalves. Existiram outros 4 feridos.


In Diário de Lisboa


* ver texto final
24 de março de 1966
Despenha-se em Ambrizete,Angola, devido a falta de combustível, o Do-27-A3 com a matrícula FAP 3465 e o número de fabricante 369.

A tripulação composta pelo Furriel Piloto António Macedo Matias da Silva, o Tenente Piloto Manuel Fernandes Moreira, o Alferes Miliciano SG António Leal Faria, o 2º Sarg. SG Bernardino Conceição Mesquita da Silva e o civil Manuel Pedrosa é capturada e posteriormente executada pelos captores.

06 de abril de 1966

Cai, devido a ter entrado em perda, em Tancos , Portugal, o Do 27-A3, com a matrícula 3461 a que corresponde o nº. 403 do fabricante.

Morrem os Alferes piloto Armindo Martins Pereira  Brites e José Simão Martins Duarte.



In Diário de Lisboa
14 de novembro de 1968

Despenha-se em Cantina Dias, Moçambique, após colisão com uma árvore, o Do 27-A1 com a matrícula FAP 3496  e o número de fabricante 169, falecendo o piloto Alferes Agostinho Firmino Borrego Paixão e o 1º Cabo MMA João Carlos Vale da Costa.

20 de dezembro de 1968

O Do 27-K2, 3435, e número de fabricante 2129, colide com o arvoredo quando voava a baixa altitude, na Serra do Cazundo em Angola.

Perdem a vida no acidente o Alferes Piloto Manuel António Salgueiro Lopes, o Alferes Piloto Vasco Lamy Rodrigues Matias e o 1º Cabo MMA António Duarte Almeida Correia.

26 de outubro de 1970

O Do 27-A1 com a matrícula 3360 e o número de construtor 250, despenha-se no Negage, Angola, após colisão com uma árvore, falecendo o piloto Alferes Armando Manuel Sarmento Costa Martins Bessa.

15 de agosto de 1971

O Furriel Piloto Manuel Paixão Antunes da Silva e o 1º Cabo MMA Domingos Garrido da Silva morrem em Tete, Moçambique em queda contra a água, do Do-27-A4 com a matrícula 3421 e o número de fabricante 2135.

Crédito Augusto Ferreira *  ver texto final

21 de agosto de 1971

Na sequência de ter entrado em perda, no início de um Festival Aeronáutico, colide com o solo em Bragança, o DO-27 com a matrícula FAP 3477, falecendo o Tenente Piloto Esau de Jesus Sousa Poças.


In Diário de Lisboa
23 de abril de 1972

O Do 27-A1 com a matrícula 3350 e o registo de fabricante 181, cai na região de Cabo Delgado em Moçambique, após embater contra uma ravina.

Morrem no acidente:
Furriel Piloto Fernando Modesto Ruas Pereira;
1º Cabo Joaquim Augusto Dias F. Silva;
1º Sarg. José Colaço Ramos;
1º Cabo MELEL Alberto Ribeiro Sequeira;
1º Cabo MARME António Alberto Silva Oliveira;
1º cabo MMA Joaquim A. Pereira Dias;
1º Cabo MAEQ José Eduardo Lopes Coimbra.

11 de maio de 1972

Cai em Pirada, Guiné, após ter entrado em perda, o Do 27-B1 com a matrícula 3447 e o registo de fabricante 223, morrendo o piloto Furriel Carlos Filipe Noronha Ribeiro e o 1º Cabo MMA José Luís Valoura.

12 de agosto de 1972

É perdido em Bafatá, Guiné, por colisão com o solo após ter entrado em perda, o Do 27-A1 com a matrícula 3492 a que corresponde o número 316 do fabricante, falecendo o piloto Alferes Victor Manuel Caldeira Pinto e o 1º Cabo MMA António Rui de Sousa Madeira.

29 de setembro de 1972

O Do 27-K2 com a matrícula FAP 3440, cai em Carinde, Moçambique, após colisão com uma árvore, morrendo no acidente o piloto Furriel João Alfredo Teles Faria dos Santos e o 1º Cabo MMA Alcides José Coelho Ferreira.

Do 27- K2 - sinistrado - Crédito Blogue Clube de Especialistas AB4 - foto de José Sampaio

06 de abril de 1973

É perdido em Talicó - Guiné, abatido por um míssil Sam 7 "Strela", o Do 27-A1 com a matrícula FAP 3333 e o registo de fabrico 355, falecendo o piloto Furriel João Manuel Baltazar da Silva, o Alferes João Manuel Cantante Santos Silva e o 1º Sargento Sapador João Agostinho Gonçalves Oliveira Figueira.


In Diário de Lisboa

06 de abril de 1973

Abatido por um míssil Sam 7 "Strela", cai em Guidaje - Guiné, o Do 27-A1 3470 e o número de fabrico 320, falecendo o  Furriel Piloto Fernando António Carvalho Ferreira, o Major Jaime Frederico Mariz Alves Martins, o 1º Cabo Enfermeiro Paulo Feliz Fonseca Cóias e outro tripulante, um soldado da incorporação local que se encontrava ferido.




In Diário de Lisboa
Crédito Roel Coutinho

Crédito Roel Coutinho

Crédito Roel Coutinho

24 de julho de 1973

Cai em Bessa Monteiro, Angola, após colisão com uma árvore, o Do 27-A1 com a matrícula 3363 e o registo de fabrico 265, morrendo o piloto Sargento Victor Ferreira de Campos e o 1º Cabo MMA Jorge Manuel Almeida Maceira.
Crédito João Natário * ver texto final


Crédito João Natário * ver texto final 
20 de agosto de 1974

Morrem em Zemba,  Angola, num desastre motivado por ter entrado em perda, com o Do-27-A1, matrícula 3353 e número de fabricante 202, o piloto Furriel Manuel Joaquim Oliveira Macedo, o 1º Cabo MMA Manuel Carlos Silva Evangelista. O 2º Sarg. Samuel Alberto Andrade Freitas faleceu posteriormente em sequência dos ferimentos.

Crédito MGM * ver texto final

15 de dezembro de 1977

Devido a colisão com cabos de alta tensão é perdido no Rio Guadiana, junto a Serpa, um Do-27 com a matrícula FAP 3346.
Perdem a vida o 2º Sargento Piloto Dinis das Dores Baltazar e o Furriel Piloto Francisco Bernardo Martins Braizinha.

In Diário de Lisboa

01 de maio de 1981

Colide contra o terreno em Évora, o Do 27 pertencente ao Aero Clube Boinas Verdes e com a matrícula CS-AQT.
No desastre perdem a vida o Tenente Piloto Virgílio Faria Assunção, o 1º Sargento Pára Alexandre Pontes, o 1º Cabo Pára Manuel Abílio Russo e o civil Armando Martins Branco.



In Diário de Lisboa


* As fotos dos acidentes em África foram retiradas do Facebook de Bernardes Neves - Geração FAP Sacrificada  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas