![]() |
T-6G - Crédito Blog Ex-Ogma |
Avião que equipou em
maior quantidade, desde sempre, a Aeronáutica Militar, a Aviação Naval e posteriormente a Força
Aérea.
As primeiras
unidades foram recebidas em 1947, tendo-se mantido operacional até 1978.
Construídos pela
North-American Aviation e chegados à aviação militar de diversas origens e
versões, este avião fez de tudo um pouco, desde o treino de pilotagem até missões
de combate de alta intensidade, como aconteceu no teatro de operações africano.
A elevada quantidade
recebida, que segundo algumas fontes ascendeu a 257 aviões, foram distribuídas
pelas versões: AT-6A; AT-6B; AT-6C; AT-6F; AT-6D (versão naval SNJ-4); T-6G; Harvard
Mk IIa; Harvard Mk IIb; Harvard Mk III e Harvard Mk IV, sem esquecer o SJN-4.
Posteriormente e à
medida que os aviões operacionais foram submetidos a revisões mais profundas
acabaram por ser transformados para a versão T-6G.
Quanto à origem
foram recebidos aparelhos dos Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, França,
República Federal Alemã e República Sul Africana.
A intensa utilização
operacional, nomeadamente em ações de combate nos territórios africanos, traduziu-se
numa quantidade elevada de acidentes e, por consequência, num acrescido número
de tripulações perdidas.
Perdem a vida o
Alferes Piloto José Góis Féria e o Furriel MMA Luís Silva.
09 de abril de 1953
![]() |
in Diário de Lisboa |
Colide com o solo em
Terrugem, Sintra, o T-6G com a matrícula FAP 1637 e o número de série
da USAF 51-15194.
Morrem no acidente o
Alferes Piloto João Paulo Costa Amorim Alves e o Aluno piloto Manuel Nunes Alves.
![]() |
In Diário de Lisboa |
8 de abril de 1954
Colide com um telhado, em situação de voo a baixa altitude, em São Martinho do Porto, Nazaré, o AT-6A, com a matrícula 1602 e o número
de série da USAAF 41-16040.
Perde a vida o Soldado Aluno piloto Manuel Pedro de Oliveira Santos.
3 de maio de 1955
Devido a colisão com
o solo, perto da casa de familiares, é perdido em Tovim de Baixo, Coimbra, o SNJ-4 da FAP com a matrícula
1647, anterior I-1 da Aviação Naval.
O T-6G com a matrícula 1646 e o registo USAF 51-15196, colide com o solo em Vila Verde, Sintra, perdendo a vida o Aspirante Piloto Alfredo Ribeiro Ramos.
Devido a colisão
aérea sobre Freiria, Torres Vedras, são perdidos o AT-6A com a matrícula da
FAP 1603 e o AT-6C com a matrícula 1626.
Morrem o Soldado Aluno
piloto Joaquim Fernandes Mendes e o Soldado Aluno piloto João Carlos N. Mota Lima.
O AT-6A com a
matrícula 1619 e o número de série da USAAF 41-15868, despenha-se na lagoa
de Óbidos, Caldas da Rainha, em voo a baixa altitude, provocando a
morte do Soldado Aluno piloto António Ferreira dos Santos.
9 de julho de 1956
Despenha-se na
localidade do Sobreiro, Mafra, devido a avaria mecânica - hélice soltou-se- o Harvard MK.III com a matrícula 1659 e o
número de série da USAAF 42-44549.
Perde a vida o 1º
Cabo Piloto Vítor Sérgio da Cruz.
Cai em Monte Real,
Leiria, no decurso de uma manobra efetuada a baixa altitude, o T-6G com a matrícula FAP 1629 e o número de série da USAF 51-15163.
Na colisão com o
solo, perdem a vida o 2º Sargento Piloto Lenine da Silva Ferreira e o 2º Sargento MMA
Armando Barros de Oliveira.
Colide com edifícios,
junto à casa da noiva do piloto, na Parede, Cascais, o Harvard MK.III com a
matrícula 1669 e o número de série da USAAF 42-85024.
No trágico acidente
perde a vida o Soldado Aluno piloto Luís Filipe Ribeiro de Oliveira Monteiro.
10 de julho de 1958
![]() |
in Diário de Lisboa |
Despenha-se no solo
em Manaval, Torres Vedras, o SNJ-4 com a matrícula 1652 e o número de série
da USNavy 26715.
Morre no acidente o
Soldado Aluno piloto Henrique Faria Feliciano.
5 de fevereiro de 1959
![]() |
in Diário de Lisboa |
Devido a voo a baixa altitude colide com uma duna em Vale de Janelas - Óbidos, o T-6G com a matrícula FAP 1627 e o número de série USAAF 51-15150.
Perde a vida no acidente o Capitão Piloto aviador António Dias Lopes.
É perdido na
localidade de Estreitos, Oleiros, um AT-6A com a matrícula 1622 e o número
de série da USAAF 41-16732.
No acidente, ocorrido na aldeia dos pais do piloto, morre o Soldado Aluno piloto Francisco Henriques Alves.
16 de agosto de 1960
No acidente, ocorrido na aldeia dos pais do piloto, morre o Soldado Aluno piloto Francisco Henriques Alves.
![]() |
in Diário de Lisboa |
Colide com o solo em
Sintra, o T-6G da FAP 1621, com o número de série da USAAF 41-17145.
Perde a vida o Soldado Aluno piloto António Mendes
Maia.
17 de junho de 1961
![]() |
In Diário de Lisboa |
![]() |
In Diário de Lisboa |
![]() |
In Diário de Lisboa |
O T-6G com a
matrícula 1671 e o registo USAAF 53-4584 envolve-se numa colisão com outros
aviões estacionados na placa em Negage, Angola.
No acidente morre o
Furriel Piloto José Joaquim Maurício Valadeiro.
19 de junho de 1961
![]() |
In Diário de Lisboa |
Colide contra o
terreno, após ter entrado em "vrille", perto do Vimeiro, Torres Vedras, o Harvard MK.III com a matrícula 1665 e o registo USAAF 42-85225, falecendo no acidente o Soldado Aluno piloto Jaime Luís
Pacheco Conceição.
3 de julho de 1961
![]() |
In Diário de Lisboa |
Cai no mar em frente a
Santa Cruz, Torres Vedras, o Harvard MK.III com a matrícula 1660 e o
registo da USAAF 88-16708.
No acidente morre o
Alferes Piloto aviador João António Escudeiro, tendo se salvo o outro tripulante.
Colide em Vila Nova de Ourém, contra o telhado de uma casa, na aldeia natal do piloto, o SNJ-4 com a matrícula 1654 e o registo USNavy 51392.
Morre no acidente o Soldado Aluno piloto Manuel de Oliveira Reis.
07 de novembro de 1961
![]() |
In Diário de Lisboa |
Despenha-se no solo
no lugar de Arcena, Alverca, o T-6G com a matrícula 1632 e o registo da
USAF 51-15166.
Morrem no acidente o
Aspirante Piloto aviador João Carlos Leiperas Barreto e o Aspirante Piloto aviador Bernardo
Roque de Almeida.
![]() |
In Diário de Lisboa |
Colide com a água no
Rio Corubal, Guiné, o T-6G da FAP com a matrícula 1677 e registo da USAF
51-14806.
Perdem a vida o
Tenente Piloto aviador José Cabaço Neves e o Furriel Piloto Manuel Soares de
Matos.
8 de outubro de 1962
![]() |
In Diário de Lisboa |
Despenha-se em
Hoyo, Cáceres, Espanha, o T-6G com a matrícula 1704 e o registo da USAF 51-14527
O Alferes Piloto
aviador José Manuel Rodrigues da Silva, perde a vida no acidente.
17 de outubro de 1962
![]() |
In Diário de Lisboa |
É perdido no mar em
frente a Santa Cruz, Torres Vedras, o T-6G 1699 com o registo USAF
51-14669
Morre no
acidente o Soldado Aluno piloto Armindo Martins Costa.
3 de abril de 1963
![]() |
In Diário de Lisboa |
O T-6G com a
matrícula 1725 e o registo USAF 51-14382, é perdido no mar em frente à
Ericeira, Mafra, falecendo no acidente o Aspirante Piloto Hugo da Costa
Caldeira tendo ficado ferido o outro tripulante.
24 de abril de 1963
![]() |
In Diário de Lisboa |
![]() |
In Jornal ABC |
Colide com o solo, após manobra acrobática, em
Quiterajo, Moçambique, o T-6G 1676 e registo USAF 51-14774.
Morrem no acidente o
2º Sargento Piloto Carlos Marques Freitas e o 2º Sargento Piloto Túlio Araújo
Cunha Brandão.
Devido a colisão em
voo, numa missão de ataque ao solo, em Tombali, Guiné, é perdido o T-6G, 1711
com o registo USAF 51-15078.
O Furriel Piloto
Eduardo Nuno Ricou Casals morre na colisão.
O sargento Piloto
António Lobato, que tripulava o outro T-6G envolvido na colisão, foi feito
prisioneiro pelo PAIGC, tendo sido somente libertado sete anos depois.
14 de outubro de 1963
Colide com o solo, após manobra acrobática, em Olossato, na Guiné, o T-6G com a matrícula FAP 1694 e o registo USAF 51-14958.
Perde a vida o Capitão Piloto aviador João Cardoso de Carvalho Rebelo Valente.
21 de janeiro de 1964
É destruído em
missão de combate em Caiar, Guiné, o T-6G 1708 e registo USAF 51-15044.
O Alferes Piloto
João Manuel dos Santos Pité, perde a vida na ocorrência.
20 de março de 1964
Colide com o solo em
Negage, Angola, o AT-6A, 1611 com o registo da USAAF 41-15826.
Morre no desastre o
Furriel Piloto António José de Oliveira Marques.
21 de outubro de 1964
O T-6G com a
matrícula 1717 e o registo USAF 51-14348, colide com o solo em Mansoa na
Guiné.
Perde a vida no
acidente o Furriel Piloto José de Sousa Rola Teixeira.
12 de dezembro de 1964
Atingido por estilhaços de uma bomba, ou por tiros de antiaérea é perdido em Mueda, Moçambique, o T-6G com a matrícula 1693 e o registo USAF
51-15047A.
Em consequência
desta missão de combate, perde a vida o Major Piloto aviador João António Lemos
Silva Santos Gomes.
25 de junho de 1965
É perdido, devido a manobra acrobática, em Sanzala
Quitéria, Angola o T-6G com a matrícula 1706 e o registo USAF 51-15024.
Perdem a vida o Furriel Piloto Jorge Eduardo Pereira Cruz e o Furriel Piloto Guido Batista de Jesus Silva Lopes.
21 de abril de 1966
É abatido em ação de
combate na serra Jusugombe em Moçambique, o Harvard MK. IV com a matrícula 1745 e registo USAF 52-8612.
Morre na ocorrência
o Alferes Piloto José Luís Cabreiro.
19 de maio de 1966
Devido a colisão com
o solo é perdido no Toto em Angola, o AT-6B com a matrícula FAP 1617 e o registo
USAAF 41-17125.
Morrem no desastre o
Furriel Piloto Carlos Alberto Fradinho do Cruzeiro e o 1º Cabo MMA Diamantino
Pereira.
![]() |
In Diário de Lisboa |
É perdido em Mueda,
Moçambique, devido a colisão com arvoredo, o T-6G com a matrícula FAP 1680 e o
registo USAF 51-14980.
Perde a vida o
Alferes Piloto José Quirino da Câmara.
13 de março de 1967
É abatido em missão
de combate no Monte Majune em Moçambique, o T-6G 1719, registo USAF 50-1293N.
O Tenente Piloto
aviador Fernando Henrique Silva Alpalhão é a vítima mortal.
O Harvard MK. IV
1775 e o registo USAF 52-8605, é perdido com colisão com o arvoredo, devido a voo a baixa altitude, em Parada,
Bragança.
No acidente morre o
Aspirante Piloto António Jesus Marcolino de Jesus.
22 de outubro de 1967
![]() |
in Diário de Lisboa |
Abatido por uma
antiaérea é perdido em Metangula, Moçambique, o Harvard MK. IV 1739, registo
USAF 52-8603.
Morre na ação de combate
o Tenente Piloto aviador Manuel Malaquias de Oliveira.
23 de dezembro de 1967
Despenha-se no solo
em São Salvador, Angola, o Harvard MK.III 1658, registo USAAF 42-44548.
Perde a vida no
acidente o Furriel Piloto Júlio Agostinho Sousa Magalhães.
8 de março de 1968
O T-6G 1683, registo
USAF 51-14387, é perdido em missão de combate no Toto em Angola.
Morre o Alferes
Piloto Raul José Caetano Couvreur.
12 de abril de 1968
No decurso de uma
missão de combate é atingido em Nova Freixo Moçambique, o Harvard MK. IV 1788,
registo USAF 53-4636.
Perde a vida o 2º
Sargento MMA Leonel Inácio Quinas, tendo o piloto saído ileso.
23 de maio de 1968
É perdido no Toto
em Angola, o T-6G 1682, registo USAF 51-15019 devido a colisão com o solo após ter entrado em perda.
Morre no acidente o
Alferes Piloto Francisco Alberto dos Reis Lino Neto.
11 de junho de 1968
Despenha-se em São
Romão, Seia, devido a colisão com arvoredo ao sobrevoar a casa de família, o T-6G 1642 com o registo USAF 51-15146.
No acidente morre o 1º Cabo Piloto Manuel
Ferreira Rodrigues.
18 de agosto de 1968
![]() |
In Diário de Lisboa |
18 de agosto de 1968
É perdido, por
colisão com o solo, em Quelimane, Moçambique, o Harvard MK. IV 1752 com o registo
da USAF 52-8559.
No acidente morrem o
Furriel Piloto Alfredo Joaquim Silva Macedo e o 1.º Sargento MMA Rui António Primor.
27 de julho de 1969
Devido a colisão
contra o terreno, é perdido na Picada do Sagal em Moçambique, o Harvard MK. IV
1746, com o registo USAF 53-4615.
Perdem a vida o
Capitão Piloto aviador Fernando Fernandes e o Tenente Piloto aviador Rui
Fernando Movilla de Matos André.
15 de setembro de 1969
É perdido no decurso
de uma missão de combate, no Planalto de Mueda em Moçambique, o T-6G 1698 com o
registo USAF 51-14942A
Morrem no ocorrido o
Furriel Piloto José Eduardo Marques Carapinha e o 1º Cabo MMA Manuel António
Portalegre Trindade.
5 de outubro de 1969
Devido a colisão
contra o arvoredo é perdido o AT-6F 1792, registo da USAAF 44-81785A na região
de Teixeira de Sousa em Angola.
Morre no acidente o
1º Cabo MMA Carlos Alberto Fonseca Fialho.
4 de dezembro de 1969
![]() |
Crédito Orlando Coelho * ver texto final |
4 de dezembro de 1969
Cai em Canquelifa na
Guiné, atingido por tiros de antiaérea, o AT-6F 1795, registo USAAF 44-81795.
No ocorrido morre o
Furriel Piloto Alberto Soares Moutinho.
04 de fevereiro de 1970
Devido a acidente, após manobra acrobática, é
destruído na baia de Nacala em Moçambique, o Harvard MK. IV 1732, registo USAF
52-8557.
Perde a vida no
acidente o Furriel Piloto João António da Silva de Sousa.
2 de março de 1971
![]() |
*Ver texto final |
![]() |
* ver texto final |
2 de março de 1971
![]() |
In Diário de Lisboa |
Cai em Bragança , devido a ter entrado em perda, o
T-6G 1644, registo USAF 51-15174.
Perde a vida o
Tenente Piloto aviador Esau de Jesus Costa Figueiredo.
27 de agosto de 1971
Em ação de combate é perdido no Monte Cusoe, Moçambique, o T-6G 1688, registo USAF 53-4563.
* ver texto final
![]() |
In Diário de Lisboa |
Em ação de combate é perdido no Monte Cusoe, Moçambique, o T-6G 1688, registo USAF 53-4563.
Falece o Furriel
Piloto Carlos Manuel do Amaral Queiroz de Mesquita.
21 de setembro de 1971
No decurso de um voo noturno a baixa altitude cai no mar junto à praia de Mira, o T-6G 1644, registo USAF 51-15175.
Morrem no desastre o Aspirante Piloto aviador Manuel Amaral Frias e o Soldado Cadete piloto José Herculano Pires Chorão de Carvalho.
15 de dezembro de 1971
![]() |
In Diário de Lisboa |
Devido a colisão
contra o terreno, em Ponte Luís Dias, Guiné, é destruído o Harvard MK. IV 1756,
registo USAF 53-4630.
O Alferes Piloto
Humberto Narciso Oliveira Braga Simões perde a vida no acidente.
14 de abril de 1972
No decurso de uma
ação de combate no rio Rovuma, Moçambique, é perdido o Harvard MK. IV, 1760,
registo USAF 52-8536.
Morre o Capitão
Piloto aviador Hugo da Assunção Ventura.
18 de setembro de 1972
Atingido por tiros
de antiaérea, no rio Rovuma em Moçambique, é destruído o T-6G, 1701, registo
USAF 51-15041.
Perde a vida o
Furriel Piloto Luís Manuel Mendonça Vilela da Mota.
07 de novembro de 1972
Colide com o solo, após ter entrado em perda, em Santa Margarida, Abrantes, o T-6G 1785, registo USAF 53-4626.
Morre o 1º Cabo Piloto Carlos Jorge Marques Monteiro.
06 de abril de 1973
Um míssil Sam 7,
abate, em Guidage, Guiné, um T-6G.
Morre o Major Piloto
aviador Rolando Frederico Mantovani B. Filipe.
3 de setembro de 1973
![]() |
In Diário de Lisboa |
É perdido no Negage,
Angola, o AT-6A, matrícula FAP 1609, registo USAAF 41-16701.
Perdem a vida o
Furriel Piloto Carlos Jorge Carvalho Silva Rita e o Furriel Piloto Manuel Mário
Rodrigues Barata.
29 de abril de 1974
Motivado por colisão
contra o terreno, em Nova Freixo, Moçambique, é perdido o Harvard MK. IV,
matrícula FAP 1735 e registo USAF 52-8589.
O Furriel Piloto
José Ferreira Pimpão, perde a vida.
7 de maio de 1974
Despenha-se em
Nacala, Moçambique, o Harvard MK. IV, matrícula FAP 1779 e registo USAF
53-4621.
No acidente morre o
Furriel Piloto Ernesto Juvenal Pereira Simões.
12 de maio de 1974
É destruído devido a
colisão contra o terreno em Vila Perry, Moçambique, o T-6G com a matrícula 1673 e o registo USAF 51-14467.
Morre o Alferes
Piloto Tomás Augusto Barros Braz mais um piloto civil.
4 de outubro de 1974
Devido a uma colisão com uma árvore
é perdido, em Viseu, o Harvard MK. III, com a matrícula 1503 e
o registo USAAF 41-33581.
Morre o Soldado
Aluno Piloto António Carlos Moreira Marques.
4 de fevereiro de 1975
Despenha-se no solo,
em Nacala, Moçambique, o Harvard MK. IV com a matrícula 1777 e o registo
USAF 53-4616.
No acidente morrem o
Furriel OPCART Luís Manuel Neves Ribeiro e o Furriel Piloto Rodrigo Afonso Lourenço da
Cunha.
![]() |
Crédito Armindo Neves * ver texto final |
![]() |
Crédito Armindo Neves * ver texto final |
15 de abril de 1976
Colide com o solo, em Tocha - Cantanhede, o Harvard MK.IIA 1519, registo USAAF 41-33240 .
Perde a vida o Furriel Piloto Mário Ângelo da Costa Lopes Almeida.
18 de maio de 2003
O Harvard MK. IV com
a matrícula FAP 1774 e o registo USAAF 52-8565, pertencente ao Museu do Ar,
despenha-se em Sintra após ter entrado em perda devido a uma volta apertada.
Perde a vida o Coronel Piloto aviador Francisco Maria Gaspar e o 1º Cabo MMA Fernando P.F. Coelho.
* As fotos e acidentes em território africano foram retiradas da página de Facebook de Bernardes Neves - Geração FAP Sacrificada.
Sem comentários:
Enviar um comentário