Arquivo do blogue

sexta-feira, 20 de julho de 2018

T-6G Texan

Resultado de imagem para T-6G Força Aérea Portuguesa
T-6G - Crédito Blog Ex-Ogma 
Avião que equipou em maior quantidade, desde sempre, a Aeronáutica Militar, a Aviação Naval e a Força Aérea.

As primeiras unidades foram recebidas em 1947 tendo-se mantido operacional até 1978.

Construídos pela North-American Aviation e chegados à aviação militar de diversas origens e versões, este avião fez de tudo um pouco, desde o treino de pilotagem até missões de combate de alta intensidade como aconteceu no teatro de operações africano.
A elevada quantidade recebida, que segundo algumas fontes ascendeu a 257 aviões, foram distribuídas pelas versões: AT-6A; AT-6B; AT-6C; AT-6F; AT-6D (versão naval SNJ-4); T6-G; Harvard Mk IIa; Harvard Mk IIb; Harvard Mk III e Harvard Mk IV, sem esquecer o SJN-4.

Posteriormente e à medida que os aviões operacionais foram submetidos a revisões mais profundas acabaram por ser transformados para a versão T-6 G.

Quanto à origem foram recebidos aparelhos dos Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, França, República Federal Alemã e República Sul Africana.
A intensa utilização operacional, nomeadamente em combate nos territórios africanos, traduziu-se numa quantidade elevada de acidentes e, por consequência, num acrescido número de tripulações perdidas.


 
 25 de maio de 1949
O AT-6A com a matrícula da Aeronáutica Militar 720 é perdido na região da Golegã, ao colidir com o solo.

Perdem a vida o Alferes Piloto José Góis Féria e o Furriel MMA Luís Silva.


in Diário de Lisboa

 09 de abril de 1953
Colide com o arvoredo, em Odivelas - Lisboa, quando sobrevoava a casa de familiares o Soldado Aluno Piloto António Nuno Pires Neves.
A aeronave destruída foi o AT-6A com a matrícula 1612 da FAP.


in Diário de Lisboa
7 de outubro de 1953

Colide com o solo em Terrugem, Sintra, o T-6G com a matrícula FAP 1637 e o número de série da USAAF 51-15194.
Morrem no acidente o Alferes Piloto João Paulo Costa Amorim Alves e o Aluno Piloto Manuel Nunes Alves.




In Diário de Lisboa

8 de abril de 1954
Colide com um telhado, em situação de voo a baixa altitude, em São Martinho do Porto, Nazaré, o AT-6A, com a matrícula FAP 1602 e o número de série da USAAF 41-16040.
Perde a vida o Soldado Aluno Piloto Manuel Pedro de Oliveira Santos.

3 de maio de 1955
Devido a colisão com o solo, perto da casa de familiares, é perdido em Tovim de Baixo, Coimbra o SNJ-4 da FAP com a matrícula 1647, anterior I-1 da Aviação Naval.
Morre no acidente o Soldado Aluno Piloto Jacinto Barbosa.

in Diário de Lisboa
  09 de maio de 1955
O T6-G com a matrícula FAP 1646 e o registo USAAF 51-15196, colide com o solo em Vila Verde - Sintra, perdendo a vida o Aspirante Piloto Alfredo Ribeiro Ramos.



In Diário Popular
11 de outubro de 1955
Devido a colisão aérea sobre Freiria, Torres Vedras, são perdidos o AT-6A com a matrícula da FAP 1603 e o AT-6C com a matrícula 1626.
Morrem o Soldado Aluno Piloto Joaquim Fernandes Mendes e o Soldado Aluno Piloto João Carlos N. Mota Lima.



in Diário de Lisboa
 1 de março de 1956
O AT-6A com a matrícula FAP 1619 e o número de série da USAAF 41-15868, despenha-se na lagoa de Óbidos, Caldas da Rainha, em voo a baixa altitude, provocando a morte do Soldado Aluno Piloto António Ferreira dos Santos.


in Diário de Lisboa
 
9 de julho de 1956
Despenha-se na localidade do Sobreiro, Mafra, devido a avaria mecânica -hélice soltou-se- o Harvard MK.III com a matrícula FAP 1659 e o número de série da USAAF 42-44549.
Perde a vida o 1º Cabo Piloto Vitor Sérgio da Cruz.


in Diário de Lisboa
 
13 de agosto de 1957
Cai em Monte Real, Leiria, devido a manobra efetuada a baixa altitude, o T-6G com a matrícula FAP 1629 e o número de série da USAAF 51-15163.
Na colisão com o solo, perdem a vida o 2º Sargento Piloto Lenine Ferreira e o 2º Sargento Piloto Barros Oliveira.


In Diário de Lisboa
 30 de maio de 1958
Colide com edifícios, junto à casa da noiva do piloto, na Parede, Cascais, o Harvard MK.III com a matrícula da FAP 1669 e o número de série da USAAF 42-85024.
No trágico acidente perde a vida o Soldado Aluno Piloto Luís Filipe Ribeiro de Oliveira Monteiro.


in Diário de Lisboa
10 de julho de 1958
Despenha-se no solo em Manaval, Torres Vedras, o SNJ-4 com a matrícula FAP 1652 e o número de série da USNavy 26715.
Morre no acidente o Soldado Aluno Piloto Henrique Faria Feliciano.


in Diário de Lisboa
  05 de fevereiro de 1959
Devido a voo a baixa altitude colide com uma duna em Vale de Janelas - Óbidos, o T-6G com a matrícula FAP 1627 e o número de série USAAF 51-15150.
Perde a vida no acidente o Capitão Piloto aviador António Dias Lopes.

17 de agosto de 1959
É perdido na localidade de Estreitos, Oleiros um AT-6A com a matrícula FAP 1622 e o número de série da USAAF 41-16732.

No acidente ocorrido na aldeia dos pais do piloto, morre o Soldado Aluno Piloto Francisco Henriques Alves.


in Diário de Lisboa
16 de agosto de 1960
Colide com o solo em Sintra, o T-6G da FAP 1621, com o número de série da USAAF 41-17145.
Perde a vida o Soldado Aluno Piloto António Mendes Maia.


In Diário de Lisboa

In Diário de Lisboa

In Diário de Lisboa
17 de junho de 1961
O T-6G com a matrícula FAP 1671 e o registo USAAF 53-4584 envolve-se numa colisão com outros aviões estacionados na placa em Negage, Angola.
No acidente morre o Furriel Piloto José Joaquim Maurício Valadeiro.


In Diário de Lisboa
19 de junho de 1961
Colide contra o terreno, após ter entrado em vrille, perto do Vimeiro - Torres Vedras, o Harvard MK.III com a matrícula FAP 1665 e o registo USAAF 42-85225, falecendo no acidente o Soldado Aluno Piloto Jaime Luís Pacheco Conceição.


In Diário de Lisboa
3 de julho de 1961
Cai mar em frente a Santa Cruz – Torres Vedras, o Harvard MK.III com a matrícula FAP 1660 e o registo da USAAF 88-16708.
No acidente morre o Alferes Piloto aviador João António Escudeiro, tendo sido salvo outro tripulante.



in Diário de Lisboa
  25 de agosto de 1961
Colide em Vila Nova de Ourém, contra o telhado de uma casa na aldeia natal do piloto, o SNJ-4 com a matrícula FAP 1654 e o registo USNavy 51392.
Morre no acidente o Soldado Aluno Piloto Manuel de Oliveira Reis.


In Diário de Lisboa
07 de novembro de 1961
Despenha-se no solo no lugar de Arcena, Alverca, o T-6G com a matrícula FAP 1632 e o registo da USAAF 51-15166.
Morrem no acidente o Aspirante Piloto aviador João Carlos Leiperas Barreto e o Aspirante Piloto aviador Bernardo Roque de Almeida.


In Diário de Lisboa
29 de maio de 1962
Colide com a água no Rio Corubal, Guiné, o T-6G da FAP com a matrícula 1677 e registo da USAAF 51-14806.
Perdem a vida o Tenente Piloto aviador José Cabaço Neves e o Furriel Piloto Manuel Soares de Matos.


In Diário de Lisboa
8 de outubro de 1962
Despenha-se em Cáceres, Espanha, o T-6G com a matrícula FAP 1704 e o registo da USAAF 51-14527
O Alferes Piloto aviador José Manuel Rodrigues da Silva, perde a vida no acidente.


In Diário de Lisboa
17 de outubro de 1962
É perdido no mar em frente a Santa Cruz, Torres Vedras, o T-6G 1699 da FAP com o registo USAAF 51-14669
Morre no acidente o Soldado Aluno Piloto Armindo Martins Costa.


In Diário de Lisboa
3 de abril de 1963
O T-6G com a matrícula FAP 1725 e o registo USAAF 51-14382, é perdido no mar em frente à Ericeira, Mafra, falecendo no acidente o Aspirante Piloto Hugo da Costa Caldeira.


In Diário de Lisboa
 24 de abril de 1963
Perde a vida em Arganda - Espanha, quando tripulava um T6-G com registo da Força Aérea Espanhola E.16-73 e o registo USAAF 49-3231, o Soldado Aluno Piloto Artur Mamede Salazar de Eça.
Admite-se que a causa da queda tenha sido devida a falta de combustível e eventual desorientação.  


In Jornal ABC
3 de maio de 1963
Colide com o solo, após manobra acrobática,  em Quiterajo, Moçambique, o T-6G da FAP 1676 e registo USAAF 51-14774.
Morrem no acidente o 2º Sargento Piloto Carlos Marques Freitas e o 2º Sargento Piloto Túlio Araújo Cunha Brandão.

22 de maio de 1963
Devido a colisão em voo, numa missão de ataque ao solo, em Tombali, Guiné, é perdido o T-6G, 1711 com o registo USAAF 51-15078.
O Furriel Piloto Eduardo Nuno Ricou Casals morre na colisão.
O sargento Piloto António Lobato, que tripulava o outro T-6G envolvido na colisão, foi feito prisioneiro pelo PAIGC, tendo sido somente libertado sete anos depois.

 03 de julho de 1963
Colide contra o terreno no Linhó - Sintra, o T-6G com a matrícula FAP 1636 e o registo USAAF 51-15180.  O Acidente provoca um morto civil e ferimentos num Soldado aluno piloto. O Instrutor conseguiu saltar em paraquedas.

In Diário de Lisboa
14 de outubro de 1963
 Colide com o solo, após manobra acrobática, em Olossato na Guiné, o T-6G com a matrícula FAP 1694 e o registo USAAF 51-14958.
Perde a vida o Capitão Piloto aviador João Cardoso de Carvalho Rebelo Valente.

21 de janeiro de 1964
É destruído em missão de combate em Caiar, Guiné, o T-6G 1708 e registo USAAF 51-15044.
O Alferes Piloto João Manuel dos Santos Pité perde a vida na ocorrência.

20 de março de 1964
Colide com o solo em Negage, Angola o AT-6A 1611 com o registo da USAAF 41-15826.
Morre no desastre o Furriel Piloto António José de Oliveira Marques.

21 de outubro de 1964
O T-6G com a matrícula FAP 1717 e o registo USAAF 51-14348, colide com o solo em Mansoa na Guiné.
Perde a vida no acidente o Furriel Piloto José de Sousa Rola Teixeira.

12 de dezembro de 1964
Atingido por estilhaços de uma bomba, é perdido em Mueda, Moçambique, o T-6G com a matrícula FAP 1693 e o registo USAAF 51-15047A.
Em consequência desta missão de combate, perde a vida o Major Piloto aviador João António Lemos Silva Santos Gomes.

25 de janeiro de 1965
É perdido, devido a manobra acrobática,  em Sanzala Quitéria, Angola o T-6G com a matrícula FAP 1706 e o registo USAAF 51-15024.
Perdem a vida o Furriel Piloto Jorge Eduardo Pereira Cruz e o Furriel Piloto Guido Batista de Jesus Silva Lopes.

21 de abril de 1966
É abatido em ação de combate na serra Jusugombe em Moçambique, o Harvard MK. IV com a matrícula FAP 1745 e registo USAAF 52-8612.
Morre na ocorrência o Alferes Piloto José Luís Cabreiro.

19 de maio de 1966
Devido a colisão com o solo é perdido Toto em Angola, o AT-6B com a matrícula FAP 1617 e o registo USAAF 41-17125.
Morrem no desastre o Furriel Piloto Carlos Alberto Fradinho do Cruzeiro e o 1º Cabo MMA Diamantino Pereira.

7 de julho de 1966
É perdido em Mueda, Moçambique, devido a colisão com arvoredo, o T-6G com a matrícula FAP 1680 e o registo USAAF 51-14980.
Perde a vida o Alferes Piloto José Quirino da Câmara.

13 de março de 1967
É abatido em missão de combate no Monte Majune em Moçambique, o T-6G 1719, registo USAAF 50-1293N.
O Tenente Piloto aviador Fernando Henrique Silva Alpalhão é a vítima mortal.

15 de março de 1967
O Harvard MK. IV 1775 e o registo USAAF 52-8605, é perdido com colisão com o arvoredo, devido a voo a baixa altitude, em Parada, Bragança.
No acidente morre o Aspirante Piloto António Jesus Marcolino de Jesus.

in Diário de Lisboa
 22 de outubro de 1967
Abatido por uma antiaérea é perdido em Metangula, Moçambique o Harvard MK. IV 1739, registo USAAF 52-8603.
Morre na ação de combate o Tenente Piloto aviador Manuel Malaquias de Oliveira.

23 de dezembro de 1967
Despenha-se no solo em São Salvador Angola, o Harvard MK.III 1658, registo USAAF 42-44548.
Perde a vida no acidente o Furriel Piloto Júlio Agostinho Sousa Magalhães.

8 de março de 1968
O T-6G 1683, registo USAAF 51-14387, é perdido em missão de combate no Toto em Angola.
Morre o Alferes Piloto Raul José Caetano Couvreur.

12 de abril de 1968
No decurso de uma missão de combate é atingido em Nova Freixo Moçambique o Harvard MK. IV 1788, registo USAAF 53-4636.
Perde a vida o 2º Sargento MMA Leonel Inácio Quinas.

23 de maio de 1968
É perdido no Negage em Angola o T-6G 1682, registo USAAF 51-15019 devido a colisão com o solo após ter entrado em perda.
Morre no acidente o Alferes Piloto Francisco Alberto dos Reis Lino Neto.

11 de junho de 1968
Despenha-se em São Romão, Seia, devido a colisão com arvoredo ao sobrevoar a casa de família, o T-6G 1642 com o registo USAAF 51-15146.
No acidente morre o 1º Cabo Piloto Manuel Ferreira Rodrigues.


In Diário de Lisboa

18 de agosto de 1968
É perdido, por colisão com o solo, em Nacala, Moçambique, o Harvard MK. IV 1752 com o registo da USAAF 52-8559.
No acidente morrem o Furriel Piloto Alfredo Joaquim Silva Macedo e o 1º Sargento MMA Rui António Primor.

27 de julho de 1969
Devido a colisão contra o terreno, é perdido na Picada do Sagal em Moçambique, o Harvard MK. IV 1746, com o registo USAAF 53-4615.
Perdem a vida o Capitão Piloto aviador Fernando Fernandes e o Tenente Piloto aviador Rui Fernando Mozilla de Matos André.

15 de setembro de 1969
É perdido no decurso de uma missão de combate, no Planalto de Mueda em Moçambique, o T-6G 1698 com o registo USAAF 51-14942A
Morrem no ocorrido o Furriel Piloto José Eduardo Marques Carapinha e o 1º Cabo MMA Manuel António Portalegre Trindade.

5 de outubro de 1969
Devido a colisão contra o arvoredo é perdido o AT-6F 1792, registo da USAAF 44-81785A na região de Teixeira de Sousa em Angola.
Morre no acidente o 1º Cabo MMA Carlos Alberto Fonseca Fialho.

4 de dezembro de 1969
Cai em Canquelifa na Guiné ,atingido por tiros de antiaérea, o AT-6F 1795, registo USAAF 44-81795.
No ocorrido morre o Furriel Piloto Alberto Soares Moutinho.

04 de fevereiro de 1970
Devido a acidente, após manobra acrobática, é destruído na baia de Nacala em Moçambique, o Harvard MK. IV 1732, registo USAAF 52-8557.
Perde a vida no acidente o Furriel Piloto João António da Silva de Sousa.

 02 de março de 1971
Colide com o arvoredo na praia do Furadouro - Ovar, o T-6G 1631 com o número USAAF 51-15153.
Morrem o Alferes Piloto João Manuel da Rocha Marques e o Aspirante Piloto João A.T. Salgado Oliveira.


In Diário de Lisboa
21 de agosto de 1971
Cai em Bragança o T-6G 1644, registo USAAF 51-15174.
Perde a vida o Tenente Piloto aviador Esau de Jesus Costa Figueiredo.

In Diário de Lisboa

27 de agosto de 1971
Em ação de combate é perdido no Monte Cusoe, Moçambique, o T-6G 1688, registo USAAF 53-4563.
Falece o Furriel Piloto Carlos Manuel do Amaral Queiroz de Mesquita.

21 de setembro de 1971
No decurso de um voo noturno a baixa altitude cai no mar junto à praia de Mira, o T-6G 1644, registo USAAF 51-15175.
Morrem no desastre o Aspirante Piloto aviador Manuel Amaral Frias e o Soldado Cadete Piloto José Herculano Pires Chorão de Carvalho. 


In Diário de Lisboa
15 de dezembro de 1971
Devido a colisão contra o terreno, em Ponte Luís Dias, Guiné, é destruído o Harvard MK. IV 1756, registo USAAF 53-4630.
O Alferes Piloto Humberto Narciso Oliveira Braga Simões perde a vida no acidente.

14 de abril de 1972
No decurso de uma ação de combate no rio Rovuma, Moçambique, é perdido o Harvard MK. IV, 1760, registo USAAF 52-8536.
Morre o Capitão Piloto aviador Hugo da Assunção Ventura.
18 de setembro de 1972
Atingido por tiros de antiaérea, no rio Rovuma em Moçambique, é destruído o T-6G, 1701, registo USAAF 51-15041.
Perde a vida o Furriel Piloto Luís Manuel Mendonça Vilela da Mota.

 07 de novembro de 1972
Colide com o solo, após ter entrado em perda, em Santa Margarida, o T-6G 1785, registo USAAF 53-4626.
Morre o 1º Cabo Piloto Carlos Jorge Marques Monteiro.

 6 de abril de 1973
Um míssil Sam 7, abate, em Guidage, Guiné, um T-6G.
Morre o  Major Piloto aviador Rolando Frederico Mantovani B. Filipe.


In Diário de Lisboa
3 de setembro de 1973
É perdido no Negage, Angola, o AT-6A, matrícula FAP 1609, registo USAAF 41-16701.
Perdem a vida o Furriel Piloto Carlos Jorge Carvalho Silva Rita e o Furriel Piloto Manuel Mário Rodrigues Barata.

29 de abril de 1974
Motivado por colisão contra o terreno, em Nova Freixo, Moçambique é perdido o Harvard MK. IV, matrícula FAP 1735 e registo USAAF 52-8589.
O Furriel Piloto José Ferreira Pimpão, perde a vida.

7 de maio de 1974
Despenha-se em Nacala, Moçambique o Harvard MK. IV, matrícula FAP 1779 e registo USAAF 53-4621.
No acidente morre o Furriel Piloto Ernesto Juvenal Pereira Simões.

12 de maio de 1974
É destruído devido a colisão contra o terreno em Vila Perry, Moçambique o T-6G com a matrícula FAP 1673 e o registo USAAF 51-14467.
Morre o Alferes Piloto Tomás Augusto Barros Braz mais um piloto civil.

4 de outubro de 1974
Devido a uma colisão com uma árvore é perdido, em Viseu,  o Harvard MK. III, com a matrícula FAP 1503 e o registo USAAF 41-33581.
Morre o Soldado Aluno Piloto António Carlos Moreira Marques.

4 de fevereiro de 1975
Despenha-se no solo, em Nacala, Moçambique, o Harvard MK. IV com a matrícula FAP 1777 e o registo USAAF 53-4616.
No acidente morrem o Furriel OPCART Luís Manuel Neves Ribeiro e o Furriel Piloto Rodrigo Afonso Lourenço da Cunha.

 15 de abril de 1976
 Colide com o solo, em Tocha - Cantanhede, o Harvard MK.IIA 1519, registo USAAF 1519.
Perde a vida o Furriel Piloto Mário Ângelo da Costa Lopes Almeida.

 18 de maio de 2003
O Harvard MK. IV com a matrícula FAP 1774 e o registo USAAF 52-8565, pertencente ao Museu do Ar, despenha-se em Sintra após ter entrado em perda devido a uma volta apertada.
Perde a vida o Coronel Piloto aviador Francisco Maria Gaspar e o 1º Cabo MMA Fernando P.F. Coelho.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vickers Valparaiso

 Vickers Valparaiso - crédito EMFA Adquiridos à fábrica inglesa Vickers em número de catorze, distribuídos pela versão I (motor Na...

As + vistas