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Linha de T-37C - Asas de Portugal - Inglaterra - Greenham Common 1977 |
atualizado em 11 de novembro de 2019
Construídos pela norte-americana Cessna Aircraft Co., equiparam a Força Aérea Portuguesa entre 1963 e 1992 com o objetivo de serem utilizados em missão de treino.
Construídos pela norte-americana Cessna Aircraft Co., equiparam a Força Aérea Portuguesa entre 1963 e 1992 com o objetivo de serem utilizados em missão de treino.
Uma parte
significativa dos 30 aviões adquiridos, foi utilizada pela esquadrilha Asas de
Portugal, tendo, por isso, recebido as cores que caraterizaram os últimos anos
da frota.
03 de fevereiro de 1964
O Cessna T-37C, com a matrícula 2409, anteriormente 62-5934 na U.S. Air Force, pilotado pelos Capitão Piloto aviador Rodrigo Guedes Pinto e o Aspirante Piloto aviador Rogério C. Ramos Sequeira, despenhou-se no mar ao largo de Santa Cruz, Torres Vedras.
No acidente faleceram os dois tripulantes não obstante se terem ejetado do avião quando se aperceberam dos problemas.
16 de maio de 1964
O Cessna T-37C, com a matrícula 2416, anteriormente 62-5941 na U.S. Air Force, pilotado pelo Alferes Piloto aviador José Serafim da Encarnação Pinto, despenhou-se no rio Tejo em frente a Alverca, quando treinava para uma exibição aérea.
No acidente faleceu o seu único tripulante.
10 de novembro de 1964
O Cessna T-37C, com a matrícula 2413 registo USAF 62-5938, pilotado pelo Aspirante Piloto aviador Jorge Eduardo Tavares, despenhou-se na Quinta da Riba Fria, Sintra.
No acidente faleceu o seu único tripulante.
O Cessna T-37C, com a matrícula da FAP 2408 anteriormente 62-5933 na U.S. Air orce, pilotado pelo Aspirante Piloto aviador Carlos Maldonado Machado, despenhou-se no rio Sado frente a Tróia quando efetuava manobras a baixa altitude.
No acidente faleceu o seu único tripulante nascido e criado em Setúbal.
17 de maio de 1968
No acidente faleceram os dois tripulantes.
O Cessna T-37C, com a matrícula da FAP 2418, anteriormente 62-5943 na U.S. Air Force, pilotado pelos Capitão Piloto aviador Gil José Vaz Afonso e pelo Tenente Piloto aviador César Manuel Vagos Morais, despenhou-se, devido a manobra acrobática a baixa altitude, no local de Zambujeira - Beringel - Beja.
No acidente faleceram os dois tripulantes.
09 de dezembro de 1990
O Cessna T-37C, 2415, registo USAF 62-5940, pilotado pelo Capitão Piloto aviador José Carlos Magalhães da Costa, despenhou-se nos terrenos da Base Aérea 1 - Sintra, por falha estrutural da aeronave - fratura de uma asa.
O Acidente levou à suspensão dos voos da frota dos T-37C e ao seu posterior abate prematuro. O custo das reparações/substituições era demasiado oneroso face ao número de horas ainda disponível da frota.
No acidente faleceu o seu único tripulante.
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