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quarta-feira, 15 de junho de 2016

LTV Aerospace Corp. A-7P Corsair II





A-7P Corsair II
atualizado em 20 de agosto de 2019

Construídos na norte-americana Lingo Temco Vought Aerospace Corp., os A-7P Corsair II, chegaram a Portugal em 1981 destinados a operar como avião de apoio a ataque ao solo e em ambiente naval. As 50 unidades recebidas, algumas delas na versão de treino, possuíam muitas limitações no papel de interdição aérea, objetivo então essencial dado o fim de linha dos F-86 Sabre que, até aí, desempenhavam essa missão.

No entanto outros interesses empurraram para esta solução, a qual não deixou de constituir, mesmo assim, um grande desafio pela tecnologia que possuía e pela missão de ataque a alvos marítimos e terrestres que lhe foi destinada.

Esta plataforma que se manteve operacional até 1999 esteve na origem de muitos acidentes, alguns deles mortais, o que lhe trouxe uma má fama, nomeadamente nos meios jornalísticos.


07 de fevereiro de 1985

O avião A-7P, com a matrícula 5518 e o número de fabricante A-146, pilotado pelo Tenente Coronel Piloto aviador Graça e Melo, despenhou-se no Mar em frente a Vieira de Leiria, por causas não apuradas, embora apontem para falha de consciência do piloto. O corpo e o aparelho nunca foram recuperados.





in Diário de Lisboa
 
  
5518 nas cores originais da U.S. Navy e a matrícula 153237 
 
 26 de maio de 1986

O A-7P, com a matrícula 5535 e o número de fabricante A-149, pilotado pelo Major  Piloto aviador Armando Manuel Teixeira Marques entrou em colisão com o A-7P 5543, perto de Pocariça, Maceira, tendo falecido o piloto. No acidente faleceu ainda uma habitante local atingida diretamente pelos destroços de um dos aviões.   O piloto ejetado neste acidente, Capitão Piloto aviador Fernando Marques Ferreira,  veio a falecer mais tarde no acidente do dia 27 de março de 1987 com o A-7P 5541.




in Diário de Lisboa


 

5535 com as cores originais da U.S. Navy e com a matrícula 153240

27 de março de 1987

O A-7P, 5541, número de fabricante A-188, e a matrícula original USNavy 154349, pilotado pelo Capitão Piloto Aviador Fernando Marques Ferreira, colidiu com uma elevação do terreno em Leiranço - Boticas, Chaves, tendo falecido o piloto.




in Diário de Lisboa
04 de dezembro de 1989


O avião A-7P, 5510, número de fabricante A-061 e matrícula original USNavy 153152, pilotado pelo Tenente Coronel Piloto aviador Joaquim Augusto dos Santos Soares, despenhou-se contra o terreno perto de Vila Viçosa, falecendo o piloto.  No acidente ficaram ainda ligeiramente feridos três trabalhadores rurais que se encontravam próximos do local do embate.





in Diário de Lisboa
 
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/despenhamento-de-um-aviao-militar-portugues/


29 de abril de 1992

O A-7P 5523, número de fabricante A-068 e com a matrícula inicial da USNavy 153159, pilotado pelo Capitão Piloto aviador António José Henrique dos Santos, despenhou-se contra o terreno, cerca da Base Aérea 6 - Montijo, falecendo o piloto. O avião terá sofrido um "bird strike", tendo o piloto tentado chegar à pista, evitando assim cair sobre a zona habitacional. Infelizmente acabou por se despenhar a  poucas centenas de metros do início da pista tendo falhado o sistema de ejeção.

 
A 7P 5523

 
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/acidente-aereo-2/
 

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