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A-7P Corsair II |
atualizado em 07 de março de 2025
29 de abril de 1992
Construídos na
norte-americana Lingo Temco Vought Aerospace Corp., os A-7P Corsair II,
chegaram a Portugal em 1981 destinados a operar como avião de apoio a ataque ao
solo e em ambiente naval. As 50 unidades recebidas, algumas delas na versão de
treino, possuíam muitas limitações no papel de interdição aérea, objetivo então
essencial dado o fim de linha dos F-86 Sabre que, até aí, desempenhavam essa
missão.
No entanto outros
interesses empurraram para esta solução, a qual não deixou de constituir, mesmo
assim, um grande desafio pela tecnologia que possuía e pela missão de ataque a
alvos marítimos e terrestres que lhe foi destinada.
Esta plataforma que
se manteve operacional até 1999 esteve na origem de muitos acidentes, alguns
deles mortais, o que lhe trouxe uma má fama, nomeadamente nos meios
jornalísticos.
07 de fevereiro de 1985
O avião A-7P, com a matrícula 5518 e o número de fabricante A-146, pilotado pelo Tenente Coronel Piloto aviador Graça e Melo, despenhou-se no Mar em frente a Vieira de Leiria, por causas não apuradas, embora apontem para falha de consciência do piloto. O corpo e o aparelho nunca foram recuperados.
26 de maio de 1986
O A-7P, com a matrícula 5535 e o número de fabricante A-149, pilotado pelo Major Piloto aviador Armando Manuel Teixeira Marques entrou em colisão com o A-7P 5543, perto de Pocariça, Maceira, tendo falecido o piloto. No acidente faleceu ainda uma habitante local atingida diretamente pelos destroços de um dos aviões. O piloto ejetado neste acidente, Capitão Piloto aviador Fernando Marques Ferreira, veio a falecer mais tarde no acidente do dia 27 de março de 1987 com o A-7P 5541.
27 de março de 1987
O A-7P, 5541, número de fabricante A-188, e a matrícula original USNavy 154349, pilotado pelo Capitão Piloto Aviador Fernando Marques Ferreira, colidiu com uma elevação do terreno em Leiranço - Boticas, Chaves, tendo falecido o piloto.
04 de dezembro de 1989
O avião A-7P, 5510, número de fabricante A-061 e matrícula original USNavy 153152, pilotado pelo Tenente Coronel Piloto aviador Joaquim Augusto dos Santos Soares, despenhou-se contra o terreno perto de Vila Viçosa, falecendo o piloto. No acidente ficaram ainda ligeiramente feridos três trabalhadores rurais que se encontravam próximos do local do embate.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/despenhamento-de-um-aviao-militar-portugues/
O A-7P 5523, número de fabricante A-068 e com a matrícula inicial da USNavy 153159, pilotado pelo Capitão Piloto aviador António José Henrique dos Santos, despenhou-se contra o terreno, cerca da Base Aérea 6 - Montijo, falecendo o piloto. O avião terá sofrido um "bird strike", tendo o piloto tentado chegar à pista, evitando assim cair sobre a zona habitacional. Infelizmente acabou por se despenhar a poucas centenas de metros do início da pista tendo falhado o sistema de ejeção.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/acidente-aereo-2/
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