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Alouette III - Crédito EMFA |
Este famoso
helicóptero, cujos serviços se encontravam previstos terminar em 2018*, foi um
dos aparelhos mais utilizados durante a guerra colonial, servindo em missões de
combate, evacuações sanitárias e como meio de transporte de equipas armadas.
Convém ainda realçar
o facto de alguns dos aparelhos terem sido equipados com canhão, daí a
designação de Heli canhão, envolvendo-se assim em combate direto.
A impressionante
quantidade de aparelhos utilizados, cerca de 142 aparelhos, desde 1963, e os
teatros de operações por onde passou traduziu-se, infelizmente, em múltiplos
acidentes e até abate em ações de combate.
*Sabemos agora que, somente em 2020, com a operacionalização dos helicópteros que o irão substituir - o AW119Kx Koala - é que a frota será totalmente desativada.21 de dezembro de 1965
Devido a uma colisão com o solo, em Luanda, Angola, após aterragem de emergência, devido "à fractura do veio de passo do rotor de cauda" morre o Furriel Piloto Aurélio Joaquim Gita Santana, tendo havido 2 feridos.
A aeronave envolvida tinha a matrícula 9259 e o número 1117 de fabrico.
29 de janeiro de 1966
Desintegra-se em voo, devido a "falha estrutural na ligação da cauda à estrutura principal", o Alouette III, 9251, número de fabricante 1079. Neste acidente ocorrido na Base Aérea 9, em Luanda - Angola, morrem:
Tenente Piloto aviador António Joaquim Canhoto Rodrigues da Luiza;
Furriel MMA Carlos de Jesus Vareda;
1º Cabo MMA Juvenal Ulisses Linder Pinho;
1º Cabo MELEC Natalino Nogueira Assunção;
1º Cabo OTL Rodolfo Emílio Samuel;
1º Cabo TR Victor Hugo Bogarim.
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In Diário de Lisboa |
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Crédito Manuel Barbosa* |
O Alouette III, com a matrícula 9292, número de fabrico 1400, é perdido na serra do Canzundo - Angola, devido a ter embatido numa árvore.
No acidente morrem o Alferes Miliciano Piloto José Maria do Cazal Ribeiro de Carvalho e o 1º Cabo MMA António Pinho Brandão.
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In Diário de Lisboa |
20 de março de 1969
Devido à colisão com uma árvore no Moxico em Angola, é perdido o Alouette III com a matrícula 9319, falecendo no acidente o Tenente Piloto Cláudio dos Santos Pereira Ascensão, o Alferes Piloto João António Campos Baeta e o 1º Cabo MMA Victor Manuel Lopes Tavares. Este acidente ocorreu numa perseguição noturna a uma aeronave desconhecida.
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Crédito Orlando Coelho * |
20 de junho de 1969
É perdido devido a colisão com o solo, o Alouette III 9321, em Quibaxe - Angola, morrendo o Furriel Piloto José Maria Rama Bernardes e o Furriel MRAD Manuel Dias Mendes, 1º Cabo MMA João António Anjinho Garcia.
O Furriel Miliciano Amanuense do Exército Mário Domingos Faria Pires acaba por falecer no dia seguinte no Hospital Militar de Luanda, para onde tinha sido evacuado.
12 de julho de 1969
Devido a colisão com uma antena de rádio, despenha-se em Bafatá - Guiné, o Alouette III 9295, perdendo a vida o Capitão Piloto aviador António de Figueiredo Rodrigues e o 1º Cabo MAE António Carlos de Oliveira Machado.
26 de abril de 1970
Por ter sido atingido pelas pás das hélices do Alouette III 9305, morre em Nampula, Moçambique, o Furriel Piloto Manuel António Correia de Oliveira.
25 de julho de 1970
Devido a condições atmosféricas muito desfavoráveis, precipita-se no Rio Mansoa - Guiné, o Alouette III 9338, falecendo:
Alferes Piloto Francisco Lopes Manso;
Capitão de Cavalaria José Carvalho Andrade;
Deputados José Pedro Pinto Leite, James Pinto Bull, Leonardo Coimbra e Vicente de Abreu.
30 de abril de 1971
São perdidos na Base Aérea de Tancos, devido a colisão no ar, os Alouettes III, 9382 e 9385, com os números de fabrico respetivamente 1839 e 1846.
Morrem na queda das aeronaves:
Coronel Piloto aviador Luís Paiva Vilhena de Mendonça;
Major Piloto aviador João Joaquim Moreira de Brito;
Tenente Piloto aviador Eduardo Manuel Pontes Pereira;
2º Sargento Eletricista José dos Reis;
Aluno Piloto Emanuel de Jesus Cabrita Neto.
15 de outubro de 1971
O Alouette III com a matrícula FAP 9396 e o número de fabricante 1897, colide com cabos que atravessam o Rio Revúbué, na região de Mchena - Tete - Moçambique, falecendo o 1º Cabo MMA Vítor Manuel Castelo Parreira e o 1º Cabo MAEQ José Eduardo Lopes Coimbra. O piloto sobreviveu ao acidente.
29 de abril de 1972
Morrem em Moatize - Moçambique, em ação de combate, o Alferes Piloto Carlos António Gomes da Cruz e o 1º Cabo MMA César Augusto Campos Ferreira.
O Alouette sinistrado possuía a matrícula 9297 e o número de fabrico 1553.
23 de maio de 1972
Devido a avaria no veio de transmissão do rotor traseiro quando voava na região de Bié em Motumbo, Angola, colide com o solo o Alouette III 9347 e o número do fabricante 1648.
Morrem o 1º Cabo MMA Rui Manuel Batista de Almeida e o Soldado RT Armando Barbosa Marques.
Quanto ao Furriel miliciano piloto João Alexandre Martins de Sousa, embora na informação disponibilizada pelo Arquivo Histórico da Força Aérea seja dado como tendo falecido, outras fontes consultadas e comentários recebidos somente confirmam que ficou ferido com gravidade.
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In Diário de Lisboa |
12 de julho de 1969
Devido a colisão com uma antena de rádio, despenha-se em Bafatá - Guiné, o Alouette III 9295, perdendo a vida o Capitão Piloto aviador António de Figueiredo Rodrigues e o 1º Cabo MAE António Carlos de Oliveira Machado.
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Crédito Fernando Sanz * |
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In Diário de Lisboa |
Por ter sido atingido pelas pás das hélices do Alouette III 9305, morre em Nampula, Moçambique, o Furriel Piloto Manuel António Correia de Oliveira.
25 de julho de 1970
Devido a condições atmosféricas muito desfavoráveis, precipita-se no Rio Mansoa - Guiné, o Alouette III 9338, falecendo:
Alferes Piloto Francisco Lopes Manso;
Capitão de Cavalaria José Carvalho Andrade;
Deputados José Pedro Pinto Leite, James Pinto Bull, Leonardo Coimbra e Vicente de Abreu.
30 de abril de 1971
São perdidos na Base Aérea de Tancos, devido a colisão no ar, os Alouettes III, 9382 e 9385, com os números de fabrico respetivamente 1839 e 1846.
Morrem na queda das aeronaves:
Coronel Piloto aviador Luís Paiva Vilhena de Mendonça;
Major Piloto aviador João Joaquim Moreira de Brito;
Tenente Piloto aviador Eduardo Manuel Pontes Pereira;
2º Sargento Eletricista José dos Reis;
Aluno Piloto Emanuel de Jesus Cabrita Neto.
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in Diário de Lisboa |
15 de outubro de 1971
O Alouette III com a matrícula FAP 9396 e o número de fabricante 1897, colide com cabos que atravessam o Rio Revúbué, na região de Mchena - Tete - Moçambique, falecendo o 1º Cabo MMA Vítor Manuel Castelo Parreira e o 1º Cabo MAEQ José Eduardo Lopes Coimbra. O piloto sobreviveu ao acidente.
29 de abril de 1972
Morrem em Moatize - Moçambique, em ação de combate, o Alferes Piloto Carlos António Gomes da Cruz e o 1º Cabo MMA César Augusto Campos Ferreira.
O Alouette sinistrado possuía a matrícula 9297 e o número de fabrico 1553.
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Crédito José António Macedo * |
23 de maio de 1972
Devido a avaria no veio de transmissão do rotor traseiro quando voava na região de Bié em Motumbo, Angola, colide com o solo o Alouette III 9347 e o número do fabricante 1648.
Morrem o 1º Cabo MMA Rui Manuel Batista de Almeida e o Soldado RT Armando Barbosa Marques.
Quanto ao Furriel miliciano piloto João Alexandre Martins de Sousa, embora na informação disponibilizada pelo Arquivo Histórico da Força Aérea seja dado como tendo falecido, outras fontes consultadas e comentários recebidos somente confirmam que ficou ferido com gravidade.
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Crédito Ribeiro da Silva * |
24 de setembro de 1972
Atingido por rajada de metralhadora antiaérea, despenha-se em Mueda - Moçambique o Alouette III, 9399, falecendo:
Alferes Piloto Miguel José Silveira Moreno;
Furriel Miliciano Comando João Manuel Trancoso Nunes Silva;
Soldados Comando Paulo Rafael João Baptista, Heitor Jamassai Belmonte, Jaime Luís Inhambizo, Manuel Neto da Costa Ribeiro e Mário Canastro dos Santos.
04 de janeiro de 1973
É abatido em ação de combate, no Luso em Angola, o Alouette III com a matrícula 9372 e número de fabricante 1802.
Morre o Capitão Piloto aviador Custódio Janeiro Santana em consequência dos ferimentos recebidos, tendo a aterragem sido efetuada pelo operador do canhão.
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Crédito Manuel Cura Fernandes * |
19 de abril de 1973
Despenha-se na albufeira da Barragem do Castelo de Bode, um Alouette III, perdendo a vida o Alferes Piloto Jorge Manuel Teixeira da Costa.
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in Diário de Lisboa |
28 de outubro de 1973
Devido a colisão com uma torre de iluminação despenha-se em Moatize - Moçambique, o Alouette III 9373 e número de fabricante 1803.
Perde a vida o Alferes Piloto José António Lambim Torres Amaral.
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Crédito João Luis Cardinho * |
07 de março de 1974
É morto em combate, em Valadim, Moçambique, o Capitão Piloto Fernando José Santos Castelo, perdendo-se o Alouette III com a matrícula FAP 9369 e o registo de fabrico 1787.
28 de março de 1974
São perdidos em voo, na região de Cangombe - Angola, devido a colisão os Alouettes III, com as matrículas FAP 9255 e 9361 e os números de fabrico 1094 e 1757 respetivamente.
No acidente perderam a vida:
Capitão Piloto aviador Herminio Silva Baptista;
Alferes Piloto Fernando do Nascimento Teixeira Moutinho;
1º Cabo MMA Jorge Eduardo Martinez Almeida Santos;
1º Cabo MELEC Jorge Manuel Canhoto;
1º Cabo MMA João Carlos de Sá Nogueira Santarém.
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Crédito Benjamin de Almeida * |
2 de maio de 1974
Perde a vida em Moçambique, o 1º Cabo OPC Carlos Manuel Ramos Pais quando tripulava um Alouette III.
12 de junho de 1974
É abatido na Serra do Muábi - Angola , em ação de combate, o Alouette III 9367 e o registo 1785 do fabricante.
Perdem a vida o Alferes Piloto José Carlos Raimundo dos Santos e o 1º Cabo MMA Manuel Ângelo de Matos Paiva.
29 de agosto de 1974
Por perda de controlo, devido a um erro na manutenção, despenha-se em Chinjodzi - Moçambique, o Alouette III com o registo FAP 9275 e o número de fabricante 1311.
Perdem vida o 2º Sargento MMA Victor Manuel Figueiredo de Matos, o 1º cabo MMA Manuel Ribeiro de Sousa e o 1º Cabo MARME João Anastácio Marques Carvalho.
8 de junho de 1976
Colide com cabos de alta tensão na praia do Salgueiro em Vila Nova de Gaia, um Alouette III.
Perdem a vida o Major Piloto aviador José Rita André, o Furriel Piloto Nelson Pereira Martinho e ainda um civil, ministro de São Tomé e Príncipe, Nuno Xavier Dias. Um dos feridos no acidente era o então comandante da Região Militar Norte, Coronel Pires Veloso.
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in Diário de Lisboa |
17 de junho de 1989
Caiu na praia da Figueira da Foz, o Alouette III 9332 e o número de fabrico 1631.
No acidente faleceu o Tenente Piloto aviador Adérito João de Quina, o 1º Sargento MMA Eduardo Jorge Dias Simões Francisco e três elementos de uma equipa da RTP que seguiam a bordo cujos nomes são: Helena Conceição Castanheira; António José Figueiredo Gomes e José Manuel Alves Fernandes.
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in Diário de Lisboa |
21 de outubro de 1992
É perdido, na Bemposta - Abrantes, um Alouette III com a matrícula FAP 9351, devido a colisão com cabos de alta tensão, morrendo o Tenente Piloto aviador Jorge Manuel Dias Bastos de Almeida e o Tenente Piloto aviador Miguel Ângelo Abreu Pereira.
03 de outubro de 2000
Devido a um acidente na aterragem de um Alouette III com a matrícula FAP 19314, na região de Komoro - Timor, morrem o 1º Sargento Pára José Vitorino dos Santos Moreira Fernandes e o Soldado Pára José Miguel Gonçalves Lopes.
09 de abril de 2002
Por suposta avaria mecânica despenha-se na região de Castro Daire - Viseu, o Alouette III 19301 e o número de fabrico 1572, falecendo o Alferes Piloto Thor de Seixas Pereira Lauvstad, o 1º Sargento MMA Luís Manuel Saramago Carreiras e o 1º Sargento MELIAV João José Sousa.
Notícia do Jornal Público
Acidente ocorreu ontem em Castro Daire
Eventual falha técnica na origem da queda de helicóptero da Força Aérea Portuguesa
Foto
Uma possível falha técnica poderá ter estado na origem do acidente registado ontem em Castro Daire com um helicóptero da Força Aérea Portuguesa. A queda do aparelho provocou a morte aos seus três ocupantes.
"A possibilidade de falha humana parece estar excluída à partida. Tudo indica que terá sido uma falha técnica", afirmou à Lusa fonte do gabinete do ministro da Defesa, acrescentando que a informação foi avançada pela Comissão Central de Investigação de Acidentes da Força Aérea Portuguesa.
O ministro da Defesa, Paulo Portas - que preferiu não prestar declarações sobre o assunto -, já enviou telegramas de condolências às famílias das vítimas do acidente, um alferes e dois sargentos da Base Aérea de Beja.
Paulo Portas, ainda de acordo com a mesma fonte, tem estado em permanente contacto com os responsáveis da Força Aérea Portuguesa, mostrando-se muito preocupado com a situação das famílias das três vítimas do acidente.
* As fotos obtidas nos territórios africanos foram retiradas da página de Facebook de Bernardes Neves - Geração FAP Sacrificada.
"A possibilidade de falha humana parece estar excluída à partida. Tudo indica que terá sido uma falha técnica", afirmou à Lusa fonte do gabinete do ministro da Defesa, acrescentando que a informação foi avançada pela Comissão Central de Investigação de Acidentes da Força Aérea Portuguesa.
O ministro da Defesa, Paulo Portas - que preferiu não prestar declarações sobre o assunto -, já enviou telegramas de condolências às famílias das vítimas do acidente, um alferes e dois sargentos da Base Aérea de Beja.
Paulo Portas, ainda de acordo com a mesma fonte, tem estado em permanente contacto com os responsáveis da Força Aérea Portuguesa, mostrando-se muito preocupado com a situação das famílias das três vítimas do acidente.
* As fotos obtidas nos territórios africanos foram retiradas da página de Facebook de Bernardes Neves - Geração FAP Sacrificada.
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