Arquivo do blogue

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Tiger Moth DH-82A - De Havilland

Tiger Moth - DH-82A - Crédito EMFA


atualizado em 11 de novembro de 2019
 
Construídos primeiro pela inglesa De Havilland e posteriormente nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA, foram utilizados 141 aviões, entre 1934 e 1955, inicialmente pela Aeronáutica Militar, pela Aviação Naval e finalmente pela Força Aérea Portuguesa.
O uso, predominantemente, na instrução de pilotagem, numa altura em que a disciplina de voo não era uma condição fundamental,  transformou esta aeronave numa das que mais contribuíram para o cortejo de acidentes e consequentes vítimas mortais.

 
24 de junho de 1934

Colide com o solo em Braga, um Tiger Moth tripulado pelo Tenente Aviador José Maria Soares de Melo Rodrigues, que perde a vida no acidente.



In Diário de Lisboa

6 de junho de 1935

Capota na aterragem em Viseu,  o Tiger Moth com o número 126 da Aeronáutica Militar, morrendo o 2º Sargento Mecânico António José Gonçalves Lobato. O Piloto sobreviveu.



In Diário de Lisboa

31 de março de 1937

O Tiger Moth com a matrícula 108 da Aeronáutica Militar colide, em Pero Pinheiro - Sintra, com um poste telegráfico.

1º Cabo Piloto João Dias Leite Faria veio a falecer no dia seguinte em consequência dos ferimentos.
In Diário de Noticias
 
 
28 de junho de 1937

Cai no mar, junto à Praia das Maçãs - Sintra, o  Tiger Moth com a matrícula da Aeronáutica Militar 138, morrendo o 1º Cabo Piloto Armando Marques Coimbra.


In Diário de Noticias


8 de fevereiro de 1939

Devido a colisão no ar, é perdido o Tiger Moth 133 da Aeronáutica Militar, falecendo o Alferes Piloto Francisco Barão da Cunha.



In Diário de Lisboa 
24 de abril de 1939

Num acidente em Viseu, é destruído o Tiger Moth 122 da Aeronáutica Militar, falecendo o Sargento piloto Abílio Alberto Maia e o civil Henrique Mourato Vermelho.  Este avião foi abusivamente utilizado pelo piloto sinistrado após o mesmo ter efetuado uma reparação do avião, sem que o piloto legítimo tivesse autorizado o voo.


In Diário de Lisboa

06 de agosto de 1940

É perdido em colisão com o solo, em Sintra, o Tiger Moth com a matrícula da Aeronáutica Militar 109, falecendo o Cadete Aluno piloto José Augusto Torres Lopes.



in Diário de Noticias

06 de setembro de 1940

Devido a colisão em voo são perdidos, perto do Algueirão, Sintra, os Tiger Moth 132 e 138, falecendo os 1º s Cabos Piloto Armando Manuel Pereira e Aníbal Carlos Manuel Almeida Franco.



In Diário de Lisboa

02 de outubro de 1940

O Tiger Moth 128 da Aeronáutica Militar, colide com o solo em Almargem do Bispo na aterragem, tendo o piloto Tenente Aviador João Maurício Fernandes Espadanal, falecido no dia 11 no Hospital devido aos sofrimentos sofridos. O aluno piloto sobreviveu.




05 de dezembro de 1940

Perde a vida em Lameiras, Sintra, após ter entrado em "vrille",  o 1º Cabo Aviador Fernando da Rocha Paciência que tripulava o Tiger Moth 127 da Aeronáutica Militar.
 


09 de outubro de 1941

É perdido em Sintra, devido a colisão com cabos telefónicos, um Tiger Moth tripulado pelo1º  Cabo piloto João Maria Faria Júnior que morre no acidente. Fica ferido o Cabo aluno Domingos Fernandes Sousa.


In Diário de Noticias
 
In Diário de Noticias



In Diário de Lisboa

15 de maio de 1942

Cai em Rio de Mouro, Sintra, devido a uma colisão em voo, um Tiger Moth  da Aeronáutica Militar, falecendo o 1º Cabo Piloto João G. Fonseca e Bastos.



In Diário de Noticias

27 de janeiro de 1943

Devido a avaria mecânica é perdido em Albarraque, Sintra o Tiger Moth nº 110. O Piloto saltou em paraquedas tendo o 1º Cabo Mecânico José da Cunha Gonçalves perdido a vida.





In Diário de Lisboa

17 de junho de 1943

É destruído na Amareleja, Moura, após colisão com o solo, uma Tiger Moth da Aeronáutica Militar morrendo no acidente os Cadetes Piloto Miguel Ângelo Acciaioly Tamagnini Barbosa e Joaquim Rocha Calhordas.




In Diário de Lisboa

In Diário de Lisboa
 
 07 de março de 1944

Colide com o solo no Fogueteiro, Almada, o Tiger Moth da Aeronáutica Militar nº 106, morrendo no desastre o 1º Cabo Mecânico José Guilherme Silva, enquanto o piloto ficou ferido.



In Diário de Lisboa


In Diário de Lisboa

19 de maio de 1944

Após colisão em voo, cai na Granja do Marquês, Sintra, o Tiger Moth com a matrícula CS-ADC do Aeroclube de Portugal, falecendo o 1º Sargento Piloto Abílio dos Santos e o aluno piloto Augusto César Gouveia. O outro Tiger Moth envolvido na colisão era tripulado pelo então Alferes Piloto Galvão de Melo.




In Diário de Lisboa


In Diário de Noticias
 
10 de setembro de 1945

Devido a colisão em voo são perdidos, no Algueirão, Sintra, os Tiger Moth 102 e 110 da Aeronáutica Militar, falecendo os 1ºs Cabos Piloto João Manuel da Costa Moura e José Guedes de Figueiredo.


In Diário de Noticias
19 de fevereiro de 1946

Colidem em voo, em Cardiga, Golegã, dois Tiger Moth da Aeronáutica Militar, morrendo no acidente os 1ºs Cabos Piloto José Marques Peralta e Celestino Manuel Pinto da Costa.



in Diário de Noticias
 
16 de julho de 1948

Colide com o solo, em Campo Raso, Sintra, o Tiger Moth do Aeroclube de Portugal, com a matrícula CS-ADH, morrendo o piloto 2º Sargento Mecânico José António Lourenço e o 1º Cabo Mecânico José Inácio Dias Furtado.



In Diário de Lisboa

18 de junho de 1961

É destruído  por colisão com o solo, na Amadora, o Tiger Moth do Aeroclube de Portugal com a matrícula CS-AFD, morrendo os alunos pilotos da Academia Militar Noé António Cerqueira e Álvaro Augusto Gama Gião Gouveia Matos.




In Diário de Lisboa

In Diário de Lisboa
 
10 de dezembro de 2004

Devido a colisão com o solo, nas Azenhas do Mar - Sintra, é perdido o Tiger Moth, entregue ao Museu do Ar, com a matrícula 119 da Aeronáutica Militar. 

No acidente perde a vida o Coronel Piloto aviador Ramiro Manuel de Almeida Santos e fica ferido o Coronel Piloto aviador José Carlos Faria Antunes.

RTP Noticias de 10 de dezembro de 2004


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas