atualizado em 05 de novembro de 2019
Utilizados entre 1943 e 1954, primeiro pela Aeronáutica Militar e depois pela Força Aérea Portuguesa, os cerca de 150 Hurricanes recebidos desempenharam com eficácia as missões que no período crítico da segunda grande guerra mundial lhe foram atribuídas.
A enorme quantidade disponibilizada e algum "aventureirismo" de alguns dos piloto contribuiu para o elevado número de acidentes e respetivas perdas humanas.
02 de maio de 1944
O Hurricane MK II com a matrícula da Aeronáutica Militar número 563, despenha-se na serra de Carnaxide, provavelmente por intoxicação com os gases do escape. No acidente faleceu o 1º Sargento Piloto Jaime Pinto Bastos.
Despenha-se no Rio Tejo, entre Alhandra e Alverca, o Hurricane MK II com a matrícula da Aeronáutica Militar número 578, morrendo o piloto, o 1º Sargento José Teixeira.
20 de março de 1945
O Hurricane MK II da Aeronáutica Militar, AM 578, tripulado pelo 1º Cabo piloto Virgínio Lopes Rodrigues, despenha-se no lugar de Sesmarias, Sertã, falecendo o piloto.
24 de abril de 1945
Um Hurricane MK II tripulado pelo 1º Sargento Piloto Alfredo Gomes Amorim despenha-se perto da Golegã, devido a colisão contra arvoredo, morrendo o piloto.
27 de junho de 1945
Perto do Linhó, Sintra, despenha-se o Hurricane MK II com a matrícula da Aeronáutica Militar número 550, VX+K, e a matrícula inglesa LB-930, morrendo o 1º Sargento Piloto António Reis Araújo.
O Hurricane MK II com a matrícula 541, VX+B, da Aeronáutica Militar, a que corresponde a matrícula inglesa LD-302, cai junto a Ovar, falecendo o piloto Cabo Júlio Domingos Margarido.
16 de fevereiro de 1950
O Hurricane MK II com a matrícula Aeronáutica Militar,560, RV+F, e matrícula inglesa BW-963, despenha-se em Espinho, morrendo o piloto Alferes Alcides Henriques Caravana.
In Diário de Noticias |
10 de março de 1950
É perdido em Monte Real, Leiria, o Hurricane MK II, com a matrícula 545, VX+F, da Aeronáutica Militar, falecendo o Piloto Capitão Feliciano Gomes da Cunha.
In Diário de Noticias |
14 de abril de 1950
Despenha-se o Hurricane MK II com a matrícula 568, RV+N, da Aeronáutica Militar, com a matrícula inglesa JS-378, perto de São Martinho da Gândara - Oliveira de Azeméis, falecendo o piloto 1º Cabo Fernando Augusto Vaz.
Este aviador estava a sobrevoar a casa da noiva.
29 de julho de 1950
O Hurricane MK II com a matricula da Aeronáutica Militar nº 559, MP+R, com a matrícula inglesa BW-962, cai no mar junto à praia de Mira, falecendo o piloto Aspirante Virgílio Quadros Martins.
18 de setembro de 1950
Despenha-se num pântano em São Salvador da Torre - Viana do Castelo, o Hurricane MK II com a matrícula 543, VX+D, da Aeronáutica Militar, morrendo o seu piloto 1º Cabo Evaristo Máximo Felgueiras.
29 de outubro de 1951
Morre devido a uma colisão aérea, com outro avião pilotado pelo Tenente Rangel de Lima, sobre o rio Tejo em frente ao Montijo, o 1º Cabo João Joaquim dos Reis que tripulava o Hurricane MK II com a matrícula 529 da Aeronáutica Militar.
O Hurricane MK II com a matrícula da Aeronáutica Militar 566 e JS-367 britânica, despenha-se na Moita, devido a colisão com o arvoredo, falecendo o piloto 1º Cabo Piloto Júlio das Neves.
Colide com o solo, em Rio de Mouro, Sintra, o Hurricane com a matricula da Aeronáutica Militar 575, perdendo a vida o Alferes Piloto aviador Carlos Alberto Resende Costa.
27 de maio de 1954
Colide com o solo, na Base Aérea 2 Ota, na aterragem, o Hurricane 547. Perde a vida o Aspirante Piloto Fernando Jorge da Silva Mendes.
In Diário de Lisboa
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