Arquivo do blogue

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Auster D-5/160

Crédito EMFA
atualizado em 5 de junho de 2023

Fornecidos, no caso da versão construída na Grã-Bretanha, inicialmente em 1960, seguiu-se a construção em território nacional, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA, de cerca de 147 aeronaves. No total terão sido recebidos cerca de 167 unidades que foram utilizadas até 1976.

A sua utilização, em missões de transporte e evacuações sanitárias nos teatros de operações africanos, contribuiu para o número elevado de acidentes e vítimas mortais.

04 de setembro de 1963

Um avião Auster com a matrícula FAP 3546, número de fabricante OGMA43, colide a oeste de Bissau com a copa de árvores, provocando a queda do aparelho e morte dos seus tripulantes: Alferes Piloto aviador Eduardo Constantino Spínola de Freitas; Tenente Piloto aviador José Madureira Nobre e 1º Sargento Piloto José Pinheiro Garcia.


In Diário de Lisboa
06 de setembro de 1964

O Auster 3524, número de fabrico OGMA12, é destruído em Tabi - Angola, por colisão com o arvoredo.

Morrem no acidente o Alferes Piloto aviador Frederico José Gonçalves, o Tenente Coronel Alberto Ferreira de Freitas Costa e o Capitão Carlos Alberto Moura Ferreira.


In Diário de Lisboa
08 de dezembro de 1964

Colidiu contra o terreno, após a descolagem, em Cabedu Guiné o Auster 3515, número de fabricante 3665, morrendo no acidente o 2º Sargento Piloto André Miranda Farinha; o Tenente Meteo Austrelindo Gaspar Dias e o 1º Cabo Meteo Humberto Manuel Olguim Silva Matos.

25 de fevereiro de 1965

O Auster CR-LEA ao serviço da Força Aérea Voluntária é perdido em Angola, morrendo o piloto Manuel Leite.

In Diário de Noticias
 
28 de fevereiro de 1965

O Auster D5 com a matrícula CS-AMT cedido ao Aeroclube da Costa Verde, é perdido devido ao embate com a vertente sudeste da Serra d´Aire, perto da povoação de Pedrogão em Torres Novas.

No acidente perdem a vida o 1º Cabo Mecânico Eletricista José Manuel dos Santos Antunes e o 1º Cabo MMA Alberto Botelho de Sousa.
In Diário de Noticias

In Diário de Noticias
 
04 de março de 1965

Falece no mar junto à Praia do Macuti - Moçambique o 1º Sargento Piloto João Lage, devido a acidente, na sequência de manobras acrobáticas com o Auster matrícula FAP 3562 e número de fabrico OGMA60.

03 de janeiro de 1966

Devido a colisão com o arvoredo, cai na Fazenda Onzo em Angola, o Auster CR-LFN ao serviço da Força Aérea Voluntária.

Morre no acidente o piloto Ayres Teodoro Pereira.

Crédito Aurélio Tavares *

Crédito Aurélio Tavares *
 

18 de maio de 1966

Cai em Lourenço Marques, Moçambique,  o Auster com a matrícula FAP 3557, fabricante OGMA22, morrendo o 2º Sargento piloto Henrique José dos Anjos Comiche.
 
09 de agosto 1967


Um Auster com a matrícula FAP 3549, número de fabricante OGMA46, despenha-se em Mueda - Moçambique após ter entrado em perda, provocando a morte ao 1º Sargento Ajudante Piloto Mário Augusto Escudeiro e ao Furriel MMA António Maria Marques Quintela.

In Diário de Lisboa
 

13 de abril de 1971

Devido a colisão com o arvoredo, em Matumbo - Angola,  é perdido o Auster com a matrícula FAP 3522, tripulado pelo piloto das Formações Aéreas Voluntárias Júlio Leitão Gomes que perde a vida no acidente.

*
27 de março de 1973


É perdido na Zamba - Angola, o Auster 3534 da FAP, tripulado pelo piloto da FAV Almeida Ribeiro que morre no acidente.


* As fotos obtidas  nos territórios africanos foram retiradas da página de Facebook de Bernardes Neves - Geração FAP Sacrificada. 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio M...

As + vistas