Arquivo do blogue

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Douglas C-47 Dakota






C 47 com as cores da Aeronáutica Militar

atualizado em 30 de setembro de 2019

Utilizados, primeiro pela Aeronáutica Militar, mais tarde pela Força Aérea Portuguesa, Portugal recebeu 29 unidades deste famoso bimotor em boa hora criado pela Douglas Aircraft Company.
 
A sua intensa utilização ocorreu entre 1944 e 1976, com um forte quinhão de envolvimento nos conflitos africanos, onde chegou a ser utilizado para bombardeamentos com Napalm e utilização de  desfolhantes químicos.  A sua robustez ficou provada ao resistir em Moçambique ao ataque de um míssil Sam 7, quando transportava adidos militares creditados em Portugal.

 
27 de janeiro de 1948

Embora se trate de um avião civil, o facto de ser tripulado por ex-oficiais da Aeronáutica Militar e da Marinha, leva-nos a inclui-lo na listagem.

Um Douglas C-47A-50-DL, oriundo dos stocks da USAAF onde tinha o número 42-24171, pertencente à frota da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, matrícula CS-TDB, despenhou-se na noite do dia 27 num terreno situado próximo do Monte da Caparica.

O avião comandado pelo Capitão Piloto Aviador Benjamim de Almeida, e tripulado ainda pelo 1º Tenente da Aviação Naval Rui de Barros e Brito e o radio telegrafista Luís de Sousa Figueiras, estava a ser utilizado para treino de aterragens noturnas de emergência, quando por motivos desconhecidos terá tido problemas com o funcionamento dos motores. Uma eventual tentativa de aterragem de emergência correu mal, tendo-se o avião partido em vários pedaços com a morte dos três infortunados tripulantes.



In Diário de Lisboa
 




Avião sinistrado - Crédito Voa Portugal - portal da aviação portuguesa



C-47 acidentado com a matrícula inicial
12 de abril de 1959
Um avião Douglas C-47A-80-DL, com o número do fabricante 19773, e anterior matrícula da USAAF 43-15307 equipado com dois motores Pratt  Whitney R-1830-92, comumente conhecido por Dakota, com a matrícula da Força Aérea Portuguesa 6150, despenhou-se cerca das 04h00 da madrugada no rio Tejo, perto da Parede, após ter descolado do aeroporto da Portela, com destino a Angola.

Envolvido num exercício militar que se destinava a fazer deslocar para Angola um número significativo de aviões militares, o C-47 que se despenhou era o avião utilizado para transportar, para além dos militares envolvidos no acidente, os recursos financeiros destinados a suportar a operação Himba.
No desastre faleceram: Tenente Coronel Piloto aviador António Brandão Calhau; Capitão Piloto aviador Edgar Rubi Mourão Marques; Tenente Piloto Navegador Jorge Augusto Amaral Coelho; 2º Sargento Radiotelegrafista  Miguel Joaquim Cerveira Pinto; 2º Sargento Mecânico Joaquim Rodrigues Pereira Rocha; Capitão Orlando Parente Maia Marques; Tenente Engenheiro Eduardo Beires do Vale; 2º Sargento Mecânico Rádio Alberto Lopes; 2º Sargento Mecânico Cristóvão do Carmo Lourenço; 1º Cabo Mecânico Albino Carvalho Rodrigues e 1º Cabo Mecânico Belarmino Garcia Pinto.
 
In Diário de Lisboa
10 de novembro de 1961
Devido a erro humano -voo a baixa altitude com elevada temperatura ambiente (cerca de 40º) turbulência e turbulência caraterística da hora e área em questão.....voltas efetuadas a baixa altitude e exagerado pranchamento (AHFA, Processo de Segurança de Voo - relatório do acidente)-, despenhou-se no Chitado em Angola o C-47A-50-DL com a matrícula FAP 6154, provocando a morte de todos os seus ocupantes:
General Carlos Miguel Silva Freire; Brigadeiro Piloto aviador José da Silva Correia; Tenente Coronel João de Oliveira Marques; Tenente Coronel João Horta Galvão Ferreira; Tenente Coronel José Eugénio Borges; Tenente Coronel Jorge Luís Jorge Tedeschi Seabra; Major Carlos Mota de Oliveira; Major Jesofeth Monteiro de Figueiredo; Capitão António André Pombo e Costa; Capitão Piloto aviador Francisco Fernandes de Carvalho; Tenente Piloto aviador José Manuel Boavida Chagas; Alferes Piloto Navegador Arnaldo Luzia da Silva; 1º Sargento Radiotelegrafista Domingos de Oliveira Neiva; 2º Sargento Mecânico António Rodrigues; 1º Cabo Mecânico Manuel Freire Martins e os civis João Manuel de Oliveira Marques; Frederico Vilhena Luís Serrano e o fotógrafo Maia.
 
 
In Diário de Lisboa


11 de março de 1968
Em Mueda - Moçambique, despenha-se o C-47A-20-DK, com a matrícula 6167, tendo falecido, o 2º Sargento MMA António Rosado Morgado e o 1º Cabo MMA Fernando Carvalho Castro.
 

in Facebook de Bernardes Neves

 

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio M...

As + vistas