Avro 626 - crédito blogue Ex-OGMA |
atualizado em 28 de agosto de 2019
Equiparam a
Aeronáutica Militar e a Aviação Naval num total de 43 unidades, 12 deles
com flutuadores.
Estes aviões foram
produzidos inicialmente pela A.V. Roe & Co. Ltd, tendo posteriormente, uma
parte deles, sido produzidos nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA,
e utilizados entre 1936 e 1952.
09 de agosto de 1938
O Avro 626 com a matrícula da Aeronáutica Militar 161 é atingido no solo, na pista da Granja do Marquês em Sintra, por um avião que se despenhou, falecendo o 1º Cabo Raul Alfredo Matos Fernandes.
In Diário de Lisboa |
25 de maio de 1939
Depois de uma colisão com cabos elétricos de alta tensão despenha-se, na Quinta das Barrocas em Sacavém, um Avro 626, falecendo o Piloto Alferes Horácio da Silva Gonçalves e o Soldado António Augusto Queijo.
20 de julho de 1941
O Avro 626 com a matrícula da Aeronáutica Militar 173, despenha-se em Espinho, falecendo o piloto Tenente Coronel Carlos Cunha Almeida e o filho Mário Tavares Almeida.
21 de novembro de 1941
É perdido em Ponta Delgada - Açores, o Avro 626, com flutuadores, da Aeronáutica Naval, com a matrícula 95, falecendo o piloto 2º Tenente Henrique Jorge Coelho Correia.
17 de novembro de 1942
Perde a vida na pista da Base Aérea 3, Tancos, o Furriel Mecânico Manuel Silva Santos, que tripulava um Avro 626, numa colisão com outro avião. Registaram-se três feridos.
In Diário de Noticias |
28 de maio de 1943
Colide com o solo no Entroncamento o Avro 626 com a matrícula 167 da Aeronáutica Militar, perdendo a vida o Furriel Mecânico Fernando Marques Eusébio. O Piloto sobreviveu.
14 de setembro de 1944
Despenha-se, após embate em cabos telefónicos, no Arrepiado, Tancos, o Avro 626 com a matrícula 179, tripulado pelo 1º Cabo Piloto Cláudio Henriques Correia Gonçalves da Silva e pelo 1º Cabo Mecânico António Casimiro Ribeiro Figueiras, falecendo ambos os tripulantes.
in Diário de Noticias
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