Arquivo do blogue

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

B-24D Liberator



B-24 D - Crédito Blogue Área Militar - coleção Adelino Cardoso


atualizado em 26 de setembro de 2019

Avião produzido em larga escala nos Estados Unidos da América, inicialmente pelos seus criadores a Consolidated Aircraft Corp., depois por outras fábricas mobilizadas para o esforço de guerra aliado, a sua utilização pela Aeronáutica Militar entre 1944 e 1945, resultou de aviões que aterraram de emergência no território português.

As seis unidades internadas foram utilizadas, em exclusivo, em voos de transporte de pessoas e materiais, abandonando-se assim a sua utilização como bombardeiro de longo alcance. 

26 de julho de 1944


O avião Consolidated B-24D com a matrícula da aeronáutica militar L-4 e com o número de registo da USAF 42-40783, despenhou-se em Lisboa, na então e hoje denominada Quinta das Conchas ao Lumiar, por avaria de um dos seus quatro motores ou eventual pane seca. No acidente faleceram sete militares e um civil, tendo ficado ainda feridos mais seis militares.

Falecidos no acidente: Capitão Piloto aviador Ernesto Armindo Felgueiras e Sousa; Tenente Piloto aviador Carlos Alberto Martins; 1ª Sargento  Piloto António Joaquim Rosado Baleizão; 1º Cabo RT Luiz Telmo Martins Amorim; 1º Cabo Mec. António dos Santos; Soldados José Ferreira da Costa e Ricardo Castro Santos; civil José Joaquim Lopes Oliveira.
Ficaram feridos: 2º Sargento Joaquim Ribeiro; Furriel piloto Gaspar Leite de Castro; Tenente Teobaldo Mestre, Sargento António Mendonça Pinto e José Joaquim Lopes de Oliveira




In Diário de Noticias
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas