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terça-feira, 11 de abril de 2017

DHC - 1 Chipmunk

 
  
 

Chipmunk 1335 (remotorizado) FAP - Crédito AHFA
 


Inicialmente foram adquiridos 10 aviões à inglesa De Havilland que iniciaram a sua atividade em 1951 na Aeronáutica Militar. Posteriormente, já após a criação da FAP, são encomendadas mais 66 unidades às Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA, ao quais foram entregues até 1960.
Não obstante terem sido desativados em 1989, houve posteriormente o reaproveitamento de seis unidades, que sofreram a substituição dos motores, após a qual foram entregues à Academia da Força Aérea que ainda os utiliza nos dias de hoje

18 de abril de 1961

O Chipmunk com a matrícula FAP 1347 e número de construtor OGMA37, é perdido em Cortegaça- Aveiro, após ter entrado em perda, falecendo o Aluno Piloto Hélio Reis.
 
 03 de fevereiro de 1962
 
É perdido em São Jacinto - Aveiro, devido a colisão com o solo, o Chipmunk 1341 a que corresponde a referência do fabricante OGMA31.

Perdem a vida o Aluno Piloto Manuel Ferreira Jerónimo e o 1º Cabo Piloto Manuel da Cunha Antunes.

29 de setembro de 1962

Devido a colisão com arvoredo em Cernache - Coimbra, o Chipmunk 1301, com o número de fabricante C1-0261, é perdido. Morre no desastre o Alferes Piloto aviador Jorge Dias da Silva Lachaud.
 
31 de outubro de 1962
 
Cai em Casal do Choupo - Pontinha , o Chipmunk 1352, número de fabrico OGMA42, morrendo no acidente, ocasionado por eventual suicídio, o Capitão Piloto José Vicente Rolo Duarte.

10 de julho de 1963

Devido a colisão com o arvoredo é perdido em Esmoriz o Chipmunk 1374 da FAP e número de fabrico OGMA 64.

Perdem a vida o 1º Cabo Piloto Jorge José Lopes Silva Santos e o 1º Cabo aluno Pedro Joaquim dos Santos Lucena.

13 de dezembro de 1963

Colide com o solo em condições de mau tempo, em Loures, o Chipmunk 1344, OGMA344, tendo perdido a vida o Alferes Piloto aviador Eduardo António de Bastos Afonso Salavisa. Ficou ferido o outro tripulante.

2 de abril de 1964

 É perdido em Maceda - Espinho, o Chipmunk 1329, número de fabricante OGMA19, devido a manobra de acrobacia a baixa altitude.
Perde a vida o Furriel Piloto João de Almeida.

3 de julho de 1964

Devido a colisão no ar com um T-6 1645 da FAP, é perdido em São Jacinto - Aveiro o Chipmunk 1361, número de fabricante OGMA51.
Morre o Major Piloto aviador Ernesto Correia Moutela.

18 de novembro de 1964

Por colisão com cabos de alta tensão, é perdido o Chipmunk 1310, número de fabricante C1-0365.
Neste acidente ocorrido em Aveiras de Cima, perdem a vida o Alferes Piloto aviador Sérgio Gageiro de Carvalho e o Aluno Piloto Carlos Manuel Pereira.

Bibliografia consultada e recomendada 

  • Abecasis, José Krus - Bordo de Ataque – Memórias de uma caderneta de voo e um contributo para a história, I e II volumes - Coimbra Editora – 1985
  • Abreu, Luísa e Ventura, Pedro - De Havilland DHC-1 Chipmunk – 60 Anos de Memórias – FAP
  • Andrade, John M. - Spanish and Portuguese Military Aviation - Midland Counties Publications - 1977
  • C 212 Aviocar, Ao Serviço de Portugal desde 1974 -  Esquadra 401 – FAP – 2011
  • Cann, John P., Plano de Voo Á Africa, O Poder Aéreo Português na Contrassubversão 1961-1974, Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, Maio 2017
  • Cardoso, Edgar Pereira da Costa - História da Força Aérea Portuguesa - volumes I, II e III – Edição Cromolor – 1981/1984
  • Cardoso, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas -  Essencial, 2000
  • Cardoso, Adelino - Aeronaves Militares Portuguesas, Cem Anos de Aviação em Portugal - Fábrica das Letras, Lda. – 2009
  • Carvalho, António C. Mimoso e Tavares, Luís Armando Duarte - Fiat G91 20 Anos na Força Aérea Portuguesa -  Edição dos autores
  • Coutinho, Alexandre e Garcez, André e Mata, Paulo - F-16 Falcões e Jaguares - Edição Autores – 2011
  • Coutinho, Alexandre - Alouette III na Força Aérea - Contra a Corrente - 2013
  • Dez Décadas de Força Aérea – Centenário da Aviação Militar Portuguesa – Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea - By the Book – 2016
  • Domingues, Rui e Ferreira, José e Araújo Filipe - T – 6 Lusitanos - Núcleo de Modelismo de Espinho – 2011
  • Fraga, Luis Alves, A Força Aérea na Guerra em África – Angola, Guiné e Moçambique, 1961-1974, Editora Prefácio, 2004
  • Granja do Marquês – Berço da Aeronáutica Militar Portuguesa, Força Aérea Portuguesa, 2009
  • Lopes, Mário Canongia e Costa, José Manuel Rodrigues - Aviões da Cruz de Cristo, 75 anos da Aviação Militar em Portugal – Dinalivro – 1989
  • Lopes, Mário Canongia - Spitfires e Hurricanes em Portugal – Dinalivro - 1992
  • Lopes, Mário Canongia - Os Aviões da Cruz de Cristo – Dinalivro - 2000
  • Panado, Juan Carlos - Casa Aviocar C-212 - Reserva Anticipada Ediciones - 2004
  • Rosado, José Paulo - T – Bird – Lockheed T-33 – Força Aérea Portuguesa - Edição do Autor - 1994
  • Tadeu, Viriato, Quando A Marinha Tinha Asas – Anotações para a História da Aviação Naval Portuguesa 1916-1952 - Edições Culturais da Marinha - 1984
  • Tavares, Luiz Armando e Soares, Armando Jorge - Portuguese Fighter Colours 1919 – 1956 – MPMBooks - 2016;
  • Jornais diários diversos, principalmente Diário de Lisboa, Diário Popular, Jornal A Capital, Diário de Notícias. 
  • Revistas:
    • Ilustração Portuguesa, diversos números
    • Mais Alto, diversos números
    • Armada, diversos números
    • Air Enthusiast 13 – August/November 1980 – Portugal´s Fighters, 1940-1952;
    • Air Enthusiast 31 – July/November 1986 – Portugal´s Thunderjet;
    • Air Enthusiast 40 – September/December 1989 – Latin Lockheed PV-2S;
    • Air Enthusiast 73 – January/February 1998 – Portuguese Military Aviation;
    • Air Enthusiast 75 – May/June 1998 – Portuguese Serials e High-Winged Workhorses;
    • Air International vol. 20 nº 3 – March 1981 – Survival of the Fittest?;
    • Air Magazine nº 65 Novembre/Décembre 2015 - Les Hurricane Portugais de “Angels one Five”; 
  • Contribuições
    •  Arquivo Histórico da Força Aérea;
    • Arquivo Histórico do Exército
  • Principais sítios e blogs utilizados nas pesquisas:

 
 
 


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