atualizado em 30 de setembro de 2019
Inicialmente foram
adquiridos 10 aviões à inglesa De Havilland, que iniciaram a sua atividade em
1951 na Aeronáutica Militar. Posteriormente, já após a criação da FAP, são
encomendadas mais 66 unidades às Oficinas Gerais de Material Aeronáutico –
OGMA, os quais foram entregues até 1960.
Não obstante terem sido desativados em 1989,
houve posteriormente o reaproveitamento de seis unidades, que sofreram a
substituição dos motores, após a qual foram entregues à Academia da Força Aérea
que ainda os utiliza nos dias de hoje18 de abril de 1961
O Chipmunk com a matrícula FAP 1347 e número de construtor OGMA37, é perdido em Cortegaça- Aveiro, após ter entrado em perda, falecendo o Aluno Piloto Hélio Reis.
In Diário de Lisboa |
03 de fevereiro de 1962
É perdido em São Jacinto - Aveiro, devido a colisão com o solo, o Chipmunk 1341 a que corresponde a referência do fabricante OGMA31.
Perdem a vida o Aluno Piloto Manuel Ferreira Jerónimo e o 1º Cabo Piloto Manuel da Cunha Antunes.
29 de setembro de 1962
Devido a colisão com arvoredo em Cernache - Coimbra, o Chipmunk 1301, com o número de fabricante C1-0261, é perdido.
Morre no desastre o Alferes Piloto aviador Jorge Dias da Silva Lachaud.
Perdem a vida o Aluno Piloto Manuel Ferreira Jerónimo e o 1º Cabo Piloto Manuel da Cunha Antunes.
In Diário de Lisboa |
29 de setembro de 1962
Devido a colisão com arvoredo em Cernache - Coimbra, o Chipmunk 1301, com o número de fabricante C1-0261, é perdido.
Morre no desastre o Alferes Piloto aviador Jorge Dias da Silva Lachaud.
31 de outubro de 1962
Cai em Casal do Choupo - Pontinha , o Chipmunk 1352, número de fabrico OGMA42, morrendo no acidente, ocasionado por eventual suicídio, o Capitão Piloto José Vicente Rolo Duarte.
10 de julho de 1963
Devido a colisão com o arvoredo é perdido em Esmoriz, Aveiro, o Chipmunk 1374 da FAP e número de fabrico OGMA 64.
Perdem a vida o 1º Cabo Piloto Jorge José Lopes Silva Santos e o 1º Cabo aluno Pedro Joaquim dos Santos Lucena.
13 de dezembro de 1963
Colide com o solo em condições de mau tempo, em Loures, o Chipmunk 1344, OGMA344, tendo perdido a vida o Alferes Piloto aviador Eduardo António de Bastos Afonso Salavisa.
Ficou ferido o outro tripulante.
2 de abril de 1964
É perdido em Maceda, Espinho, o Chipmunk 1329, número de fabricante OGMA19, devido a manobra de acrobacia a baixa altitude.
Perde a vida o Furriel Miliciano Piloto João de Almeida.
3 de julho de 1964
Devido a colisão no ar com um T-6 1645 da FAP, é perdido em São Jacinto - Aveiro o Chipmunk 1361, número de fabricante OGMA51.
Morre o Major Piloto aviador Ernesto Correia Moutela.
18 de novembro de 1964
Por colisão com cabos de alta tensão, é perdido o Chipmunk 1310, número de fabricante C1-0365.
Neste acidente, ocorrido em Aveiras de Cima, perdem a vida o Alferes Piloto aviador Sérgio Gajeiro de Carvalho e o Aluno Piloto Carlos Manuel Pereira Calvão.
In Diário de Lisboa |
10 de julho de 1963
Devido a colisão com o arvoredo é perdido em Esmoriz, Aveiro, o Chipmunk 1374 da FAP e número de fabrico OGMA 64.
Perdem a vida o 1º Cabo Piloto Jorge José Lopes Silva Santos e o 1º Cabo aluno Pedro Joaquim dos Santos Lucena.
In Diário de Lisboa |
13 de dezembro de 1963
Colide com o solo em condições de mau tempo, em Loures, o Chipmunk 1344, OGMA344, tendo perdido a vida o Alferes Piloto aviador Eduardo António de Bastos Afonso Salavisa.
Ficou ferido o outro tripulante.
In Diário de Lisboa |
2 de abril de 1964
É perdido em Maceda, Espinho, o Chipmunk 1329, número de fabricante OGMA19, devido a manobra de acrobacia a baixa altitude.
Perde a vida o Furriel Miliciano Piloto João de Almeida.
In Diário de Lisboa |
3 de julho de 1964
Devido a colisão no ar com um T-6 1645 da FAP, é perdido em São Jacinto - Aveiro o Chipmunk 1361, número de fabricante OGMA51.
Morre o Major Piloto aviador Ernesto Correia Moutela.
In Diário de Noticias |
18 de novembro de 1964
Por colisão com cabos de alta tensão, é perdido o Chipmunk 1310, número de fabricante C1-0365.
Neste acidente, ocorrido em Aveiras de Cima, perdem a vida o Alferes Piloto aviador Sérgio Gajeiro de Carvalho e o Aluno Piloto Carlos Manuel Pereira Calvão.
In Diário de Lisboa |
Sem comentários:
Enviar um comentário