Arquivo do blogue

terça-feira, 18 de outubro de 2016

F-84G - Thunderjet



F-84G - reconstruído Museu FAP - Ovar
Construídos pela norte americana Republic Aviation Corporation, serviram a Força Aérea Portuguesa entre 1953 e 1974.
 
Portugal recebeu cerca de cento e vinte e cinco unidades, algumas das quais acabaram por ser enviadas para o território africano, nomeadamente Angola, embora na altura do bloqueio inglês ao porto da Beira em Moçambique, seis unidades foram desviadas para aquele território.
 
Tristemente célebres por terem estado envolvidos no acidente com mais aeronaves ocorrido em Portugal, distinguiram-se  nas missões operacionais em Angola, onde foram perdidas alguns aparelhos e respetiva tripulação.

09 de outubro de 1953

Ota, o F-84G-26-RE, com a matrícula FAP 5107, e a referência USAF 51-11082, tripulado pelo Major Piloto aviador Artur Tamagnini Barbosa, despenha-se no solo falecendo o piloto.


In Diário de Lisboa

27 de abril de 1954

o F-84G-26-RE  com a matrícula FAP 5105, e o código USAF 51-11025, despenha-se na Base Aérea da Ota aquando da descolagem, falecendo o 1º Sargento Piloto Armando Garcia Félix.



F-84G - arquivo EMFA


27 de abril de 1954

O F-84G-26-RE com a matrícula 5105 e o registo USAF 51-11025, despenha-se na pista da Ota no decurso da descolagem.

Perde a vida o 1º Sargento Piloto Armando Garcia Félix.

Este acidente não consta da recente listagem publicada pelo AHFA mas foi por este arquivo confirmado, via email, em momento anterior.


03 de outubro de 1954

Um F-84G-26-RE  com a matrícula FAP 5108 e o registo USAF 51-10900, despenha-se em Santa Margarida no decurso de manobras militares, falecendo o Furriel Piloto  Armelim Borges.



In Diário de Lisboa

21 de janeiro de 1955

O Caça F-84G-26-RE com a matrícula 5113 da FAP e registo USAF 51-11104, tem um acidente na descolagem na base da Ota, falecendo o Furriel Piloto Rui Fernando Busca.



In Diário de Lisboa


28 de fevereiro de 1955

Numa colisão em voo, na zona de Monte Real, são perdidos os F-84G-26-RE com a matrículas FAP 5142 (51-11190) e 5134 (51-16651), falecendo os dois pilotos, respetivamente Alferes Piloto aviador António Maria Craveiro Lopes de Sousa e Faro e Furriel Piloto Joaquim Marques Gonçalves.



In Diário de Lisboa

24 de março de 1955

É perdido em Alcochete, na carreira de tiro, o F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5139 e o registo USAF 51-1228, tendo no acidente falecido o Furriel Piloto Acácio Silva Pinheiro.


In Diário de Lisboa


01 de julho de 1955

São perdidos numa colisão contra a Serra dos Carvalhos, o maior número de sempre de aviões militares.

Na colisão são destruídos os F-84G com a matrícula FAP: 5126;5132;5135;5138;5140;5150;5157 e 5159.

Falecem os pilotos:

Tenente Piloto aviador António Rocha de Mós;
Alferes Piloto aviador Henrique Pinto Howell;
Alferes Piloto aviador Alfredo Ventura Pinto;
Alferes Piloto aviador José Guerreiro Bispo;
2º Sargento Piloto Fernando da Silva Santos;
Furriel Piloto Diniz Alves Martins;
Furriel Piloto António Carvalho;
Furriel Piloto Danilo Martins da Fonseca.


In Diário de Lisboa

21 de dezembro de 1955

Despenha-se em Ume, Coruche, durante uma sessão de acrobacia, o  F84-G-26-RE com a matrícula FAP 5123 registo USAF 51-10991, morrendo no acidente o 1º Cabo Piloto Victor Manuel Pereira Peniche.

In Diário de Lisboa
17 de janeiro de 1956

O F-84G--26-RE com a matrícula FAP 5137 e o registo USAF 51-11216, despenhou-se na Base Aérea da Ota, falecendo no acidente o Alferes Piloto Joaquim Gomes da Palma.



In Diário Popular

04 de julho de 1956

O F-84G-26-RE, com a matrícula FAP 5117 registo USAF 51-11063, é perdido em Sousel - Alentejo, falecendo o Alferes Piloto aviado  Manuel Castela Araújo.





In Diário de Lisboa
 

08 de abril de 1957

É perdido na Serra dos Candeeiros, o F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5112 registo USAF 51-11020, falecendo na colisão com o solo o Alferes Piloto aviador António Bau de Sousa.


In Diário de Lisboa

08 de outubro de 1957

Despenha-se em Almeirim, o F-84G-26-RE  com a matrícula FAP 5160 e o registo USAF 51-11216A, morrendo o Alferes Piloto aviador José Joaquim Manso.


In Diário de Lisboa

11 de março de 1958

O F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5194 e o registo USAF 51-9716, pilotado pelo Alferes Piloto aviador José Joaquim Borges dos Reis, despenha-se no Vale do Sorraia - Coruche, falecendo o piloto.


In Diário de Lisboa

25 de junho de 1959

Colide contra o terreno na Base Aérea da OTA, o F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5218 e o registo USAF 51-16730.

Perde a vida no acidente o Furriel Piloto José Pinheiro Garcia.

Este acidente não consta da recente listagem publicada pelo AHFA mas foi por este arquivo confirmado, via email, em momento anterior pelo que continuaremos a averiguar a veracidade.

02 de outubro de 1959

O F-84G-16-RE com a matrícula FAP 5133 e registo USAF 51-10468, é perdido em Maceira do Liz - Leiria, por falha estrutural, falecendo o Tenente Piloto aviador Artur Manuel Trigo Taveira Pereira.


In Diário de Lisboa
25 de fevereiro de 1960

É perdido em Alcochete o F-84G-31-RE, com a matrícula FAP 5214 e o registo USAF 52-8423. NO acidente morre o Capitão Piloto aviador Luis Augusto Silva.

Este acidente não consta da recente listagem publicada pelo AHFA mas foi por este arquivo confirmado, via email, em momento anterior pelo que continuaremos a averiguar a veracidade.

14 de outubro de 1961

Perde-se em missão de combate na Serra da Cananga em Angola, o F-84G-16-RE com a matrícula FAP 5180 e o registo USAF 51-10473, tendo morrido o Tenente Piloto aviador António Seabra Dias.

In Diário de Lisboa
 
23 de junho de 1962

Em missão de combate é perdido em Angola no Vale do Loge, o F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5177 registo USAF 51-9962, pilotado pelo 2º Sargento António Alberto de Castro Carneiro que morre na colisão com o solo.

03 de junho de 1964

 O F-84G-26-RE com a matrícula da FAP 5128 registo USAF 51-11219, é perdido no Mar em frente a Luanda, tendo falecido o Tenente Piloto aviador Francisco Cunha Castro Navarro.

14 de fevereiro de 1965

É perdido nos  Dembos - Angola em missão de combate o F-84G-6-RE - com matrícula FAP 5186 registo USAF 51-9871, morrendo o seu piloto Capitão Luis Alberto Ferreira da Fonseca Simões.

30 de setembro de 1967

É perdido na região de Balacende em Angola, o  F-84G-26-RE com a matrícula FAP 5164 e o registo USAF 51-11120, falecendo o  Tenente Piloto aviador Manuel Anjos Martins Silva.

25 de abril de 1969

Devido a colisão em voo com o F-84G 5213, despenha-se, em Luanda - Angola,  devido a colisão com F-84G com a matrícula FAP 5130, falecendo o Capitão Piloto aviador António Caetano Abrantes.






F-84G - Esquadrilha Acrobática São Jorge - 1/72 - Kit Heller - Coleção e fabrico do autor



 

Vickers Valparaiso

 Vickers Valparaiso - crédito EMFA Adquiridos à fábrica inglesa Vickers em número de catorze, distribuídos pela versão I (motor Na...

As + vistas