Arquivo do blogue

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Cessna Reims FTB - 337G Skymaster




Cessna Reims FTB - 337G Skymaster - Crédito EMFA

Encomendados à Reims-Aviation que os fabricava sob licença da norte americana Cessna Aircraft Company, contornando assim o boicote à aquisição de equipamento militar dos Estados Unidos, os FTB-337G destinavam-se a substituir os cansados Do 27 que operavam no território africano.
 
Foram assim adquiridos 32 aviões, que começaram a chegar em finais de 1974, numa altura em que a guerra colonial estava praticamente terminada.
 
Foi pois no território europeu que operaram até 2007. Curiosamente dois exemplares foram recentemente transferidos para a Força Aérea Moçambicana indo assim, quarenta anos depois, para um dos territórios que inicialmente os ia receber. 
 
 
 
26 de julho de 1988

Uma aeronave Cessna Reims FTB - 337G com a matrícula da Força Aérea Portuguesa nº 3708, e o número do construtor 009, despenhou-se perto de Vila Ficaia - Torres Vedras.

O avião em testes, após manutenção, era tripulado pelo Tenente Piloto aviador Carlos Alves Fernandes e pelo Alferes Piloto aviador Rui Santos Forte. Ambos faleceram no acidente.


 
   

In Diário Lisboa
 

Homenagem da revista francesa Air Action ao Tenente Carlos Fernandes
 

 
 
 

Vickers Valparaiso

 Vickers Valparaiso - crédito EMFA Adquiridos à fábrica inglesa Vickers em número de catorze, distribuídos pela versão I (motor Na...

As + vistas