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terça-feira, 22 de novembro de 2016

Auster D-5/160

Crédito EMFA


Fornecidos, no caso da versão construída na Grã-Bretanha, inicialmente em 1960, seguiu-se a construção em território nacional, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA, de cerca de 147 aeronaves. No total terão sido recebidos cerca de 167 unidades que foram utilizadas até 1976.

A sua utilização, em missões de transporte e evacuações sanitárias nos teatros de operações africanos, contribuiu para o número elevado de acidentes e vítimas mortais.

04 de setembro de 1963

Um avião Auster com a matrícula FAP 3546, número de fabricante OGMA43, colide a oeste de Bissau com a copa de árvores, provocando a queda do aparelho e morte dos seus tripulantes: Alferes Piloto aviador Eduardo Constantino Spínola de Freitas; Tenente Piloto aviador José Madureira Nobre e 1º Sargento Piloto José Pinheiro Garcia.

06 de setembro de 1964

O Auster 3524, número de fabrico OGMA12, é destruído em Tabi - Angola, por colisão com o arvoredo.

Morrem no acidente o Alferes Piloto aviador Frederico José Gonçalves, o Tenente Coronel Alberto Ferreira de Freitas Costa e o Capitão Carlos Alberto Boura Ferreira.

 
03 de dezembro de 1964

Colide com o arvoredo em Cabedu - Guiné o Auster 3515, número de fabricante 3665, morrendo no acidente o 2º Sargento Piloto André Miranda Farinha; o Tenente Meteo Austrelindo Gaspar Dias e o 1º Cabo Meteo Humberto Manuel Holgrim Silva Matos.

26 de fevereiro de 1965

O Auster CR-LEA ao serviço da Força Aérea Voluntária é perdido em Angola, morrendo o piloto Manuel Leite.

28 de fevereiro de 1965

O Auster D5 com a matrícula CS-AMT cedido ao Aeroclube da Costa Verde, é perdido devido ao embate com a vertente sudeste da Serra d´Aire, perto da povoação de Pedrogão em Torres Novas.

No acidente perdem a vida o 1º Cabo Mecânico Eletricista José Manuel dos Santos Antunes e o 1º Cabo MMA Alberto Botelho de Sousa.

04 de março de 1965

Falece no mar junto à Praia do Macuti - Moçambique o 1º Sargento Piloto João Lage, devido a acidente, na sequência de manobras acrobáticas com o Auster matrícula FAP 3562 e número de fabrico OGMA60.

03 de janeiro de 1966

Devido a colisão com o arvoredo, cai na Fazenda Onzo em Angola, o Auster CR-LEV ao serviço da Força Aérea Voluntária.

Morre no acidente o piloto Aires Teodoro Pereira.

18 de maio de 1966

Cai em Lourenço Marques, A.B. 3, Moçambique,  o Auster com a matrícula FAP 3534, fabricante OGMA22, morrendo o 2º Sargento piloto Henrique José dos Anjos Comiche.


09 de agosto 1967

Um Auster com a matrícula FAP 3549, número de fabricante OGMA46, despenha-se em Mueda - Moçambique após ter entrado em perda, provocando a morte ao 1º Sargento Ajudante Piloto Mário Augusto Escudeiro e ao Furriel MMA António Maria Marques Quintela.

13 de abril de 1971

Devido a colisão com o arvoredo, em Matumbo - Angola,  é perdido o Auster com a matrícula FAP 3522, tripulado pelo piloto da FAV Júlio Leitão Gomes que perde a vida no acidente.

27 de março de 1973

É perdido na Zamba - Angola, o Auster 3334 da FAP, tripulado pelo piloto da FAV Almeida Ribeiro que morre no acidente.



 

Douglas C-47 Dakota





C 47 com as cores da Aeronáutica Militar
Utilizados, primeiro pela Aeronáutica Militar, mais tarde pela Força Aérea Portuguesa, Portugal recebeu 29 unidades deste famoso bimotor em boa hora criado pela Douglas Aircraft Company.
 
A sua intensa utilização ocorreu entre 1944 e 1976, com um forte quinhão de envolvimento nos conflitos africanos, onde chegou a ser utilizado para bombardeamentos com Napalm e utilização de  desfolhantes químicos.  A sua robustez ficou provada ao resistir em Moçambique ao ataque de um míssil Sam 7, quando transportava adidos militares creditados em Portugal.

 
27 de janeiro de 1948

Embora se trate de um avião civil, o facto de ser tripulado por ex-oficiais da Aeronáutica Militar e da Marinha, leva-nos a inclui-lo na listagem.

Um Douglas C-47A-50-DL, oriundo dos stocks da USAF onde tinha o número 42-24171, pertencente à frota da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, matrícula CS-TDB, despenhou-se na noite do dia 27 num terreno situado próximo do Monte da Caparica.

O avião comandado pelo Capitão Piloto Aviador Benjamim de Almeida, e tripulado ainda pelo 1º Tenente da Aviação Naval Rui de Barros e Brito e o radio telegrafista Luís de Sousa Figueiras, estava a ser utilizado para treino de aterragens noturnas de emergência, quando por motivos desconhecidos terá tido problemas com o funcionamento dos motores. Uma eventual tentativa de aterragem de emergência correu mal, tendo-se o avião partido em vários pedaços com a morte dos três infortunados tripulantes.


In Diário de Lisboa
 




Avião sinistrado - Crédito Voa Portugal - portal da aviação portuguesa


C-47 acidentado com a matrícula inicial
12 de abril de 1959
Um avião Douglas C-47A-80-DL, com o número do fabricante 19773, e anterior matrícula da USAF 43-15307 equipado com dois motores Pratt  Whitney R-1830-92, comumente conhecido por Dakota, com a matrícula da Força Aérea Portuguesa 6150, despenhou-se cerca das 04h00 da madrugada no rio Tejo, perto da Parede, após ter descolado do aeroporto da Portela, com destino a Angola.

Envolvido num exercício militar que se destinava a fazer deslocar para Angola um número significativo de aviões militares, o C-47 que se despenhou era o avião utilizado para transportar, para além dos militares envolvidos no acidente, os recursos financeiros destinados a suportar a operação Himba.
No desastre faleceram: Tenente Coronel António Brandão Calhau; Capitão Edgard Rubi Mourão Marques; Tenente Jorge Augusto Amaral Coelho; 2º Sargento Miguel Joaquim Cerveira Pinto; 2º Sargento Joaquim Rodrigues Pereira Rocha; Capitão Orlando Parente Maia Marques; Tenente Eduardo Beires do Vale; 2º Sargento Alberto Lopes; 2º Sargento Cristóvão do Carmo Lourenço; 1º Cabo Albino Carvalho Rodrigues e 1º Cabo Belarmino Garcia Pinto.
 
In Diário de Lisboa
10 de novembro de 1961
Devido a erro humano -voo a baixa altitude com elevada temperatura ambiente (cerca de 40º) turbulência e turbulência caraterística da hora e área em questão.....voltas efetuadas a baixa altitude e exagerado pranchamento (AHFA, Processo de Segurança de Voo - relatório do acidente)-, despenhou-se no Chitado em Angola o C-47A-50-DL com a matrícula FAP 6154, provocando a morte de todos os seus ocupantes:
General Carlos Miguel Silva Freire; Brigadeiro Aviador José da Silva Correia; Ten. Coronel João de Oliveira Marques; Ten. Coronel João Horta Galvão Ferreira; Ten. Coronel José Eugénio Borges; Ten. Coronel Luís Jorge Tedeschi Seabra; Major Carlos Mota de Oliveira; Major Jesofete Monteiro de Figueiredo; Capitão António André Pombo e Costa; Capitão Piloto Francisco Fernandes de Carvalho; Tenente Piloto José Manuel Boavida Chagas; Alferes Piloto Arnaldo Luzia da Silva; 1º Sarg. Domingos de Oliveira Neiva; 2º Sarg. António Rodrigues; 1º Cabo Manuel Freire Martins e os civis João Manuel de Oliveira Marques; Frederico Vilhena Luís Serrano e o fotógrafo Maia.
 
 
In Diário de Lisboa


11 de março de 1968
Em Mueda - Moçambique, despenha-se o C-47A-20-DK, com a matrícula FAP 6167, tendo falecido, o 2º Sarg. MMA António Rosado Morgado e o 1º Cabo MMA Fernando Carvalho Castro.
 
Crédito EMFA
 

 




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