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terça-feira, 22 de novembro de 2016

Auster D-5/160

Crédito EMFA
atualizado em 5 de junho de 2023

Fornecidos, no caso da versão construída na Grã-Bretanha, inicialmente em 1960, seguiu-se a construção em território nacional, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico – OGMA, de cerca de 147 aeronaves. No total terão sido recebidos cerca de 167 unidades que foram utilizadas até 1976.

A sua utilização, em missões de transporte e evacuações sanitárias nos teatros de operações africanos, contribuiu para o número elevado de acidentes e vítimas mortais.

04 de setembro de 1963

Um avião Auster com a matrícula FAP 3546, número de fabricante OGMA43, colide a oeste de Bissau com a copa de árvores, provocando a queda do aparelho e morte dos seus tripulantes: Alferes Piloto aviador Eduardo Constantino Spínola de Freitas; Tenente Piloto aviador José Madureira Nobre e 1º Sargento Piloto José Pinheiro Garcia.


In Diário de Lisboa
06 de setembro de 1964

O Auster 3524, número de fabrico OGMA12, é destruído em Tabi - Angola, por colisão com o arvoredo.

Morrem no acidente o Alferes Piloto aviador Frederico José Gonçalves, o Tenente Coronel Alberto Ferreira de Freitas Costa e o Capitão Carlos Alberto Moura Ferreira.


In Diário de Lisboa
08 de dezembro de 1964

Colidiu contra o terreno, após a descolagem, em Cabedu Guiné o Auster 3515, número de fabricante 3665, morrendo no acidente o 2º Sargento Piloto André Miranda Farinha; o Tenente Meteo Austrelindo Gaspar Dias e o 1º Cabo Meteo Humberto Manuel Olguim Silva Matos.

25 de fevereiro de 1965

O Auster CR-LEA ao serviço da Força Aérea Voluntária é perdido em Angola, morrendo o piloto Manuel Leite.

In Diário de Noticias
 
28 de fevereiro de 1965

O Auster D5 com a matrícula CS-AMT cedido ao Aeroclube da Costa Verde, é perdido devido ao embate com a vertente sudeste da Serra d´Aire, perto da povoação de Pedrogão em Torres Novas.

No acidente perdem a vida o 1º Cabo Mecânico Eletricista José Manuel dos Santos Antunes e o 1º Cabo MMA Alberto Botelho de Sousa.
In Diário de Noticias

In Diário de Noticias
 
04 de março de 1965

Falece no mar junto à Praia do Macuti - Moçambique o 1º Sargento Piloto João Lage, devido a acidente, na sequência de manobras acrobáticas com o Auster matrícula FAP 3562 e número de fabrico OGMA60.

03 de janeiro de 1966

Devido a colisão com o arvoredo, cai na Fazenda Onzo em Angola, o Auster CR-LFN ao serviço da Força Aérea Voluntária.

Morre no acidente o piloto Ayres Teodoro Pereira.

Crédito Aurélio Tavares *

Crédito Aurélio Tavares *
 

18 de maio de 1966

Cai em Lourenço Marques, Moçambique,  o Auster com a matrícula FAP 3557, fabricante OGMA22, morrendo o 2º Sargento piloto Henrique José dos Anjos Comiche.
 
09 de agosto 1967


Um Auster com a matrícula FAP 3549, número de fabricante OGMA46, despenha-se em Mueda - Moçambique após ter entrado em perda, provocando a morte ao 1º Sargento Ajudante Piloto Mário Augusto Escudeiro e ao Furriel MMA António Maria Marques Quintela.

In Diário de Lisboa
 

13 de abril de 1971

Devido a colisão com o arvoredo, em Matumbo - Angola,  é perdido o Auster com a matrícula FAP 3522, tripulado pelo piloto das Formações Aéreas Voluntárias Júlio Leitão Gomes que perde a vida no acidente.

*
27 de março de 1973


É perdido na Zamba - Angola, o Auster 3534 da FAP, tripulado pelo piloto da FAV Almeida Ribeiro que morre no acidente.


* As fotos obtidas  nos territórios africanos foram retiradas da página de Facebook de Bernardes Neves - Geração FAP Sacrificada. 



 

Douglas C-47 Dakota






C 47 com as cores da Aeronáutica Militar

atualizado em 30 de setembro de 2019

Utilizados, primeiro pela Aeronáutica Militar, mais tarde pela Força Aérea Portuguesa, Portugal recebeu 29 unidades deste famoso bimotor em boa hora criado pela Douglas Aircraft Company.
 
A sua intensa utilização ocorreu entre 1944 e 1976, com um forte quinhão de envolvimento nos conflitos africanos, onde chegou a ser utilizado para bombardeamentos com Napalm e utilização de  desfolhantes químicos.  A sua robustez ficou provada ao resistir em Moçambique ao ataque de um míssil Sam 7, quando transportava adidos militares creditados em Portugal.

 
27 de janeiro de 1948

Embora se trate de um avião civil, o facto de ser tripulado por ex-oficiais da Aeronáutica Militar e da Marinha, leva-nos a inclui-lo na listagem.

Um Douglas C-47A-50-DL, oriundo dos stocks da USAAF onde tinha o número 42-24171, pertencente à frota da TAP - Transportes Aéreos Portugueses, matrícula CS-TDB, despenhou-se na noite do dia 27 num terreno situado próximo do Monte da Caparica.

O avião comandado pelo Capitão Piloto Aviador Benjamim de Almeida, e tripulado ainda pelo 1º Tenente da Aviação Naval Rui de Barros e Brito e o radio telegrafista Luís de Sousa Figueiras, estava a ser utilizado para treino de aterragens noturnas de emergência, quando por motivos desconhecidos terá tido problemas com o funcionamento dos motores. Uma eventual tentativa de aterragem de emergência correu mal, tendo-se o avião partido em vários pedaços com a morte dos três infortunados tripulantes.



In Diário de Lisboa
 




Avião sinistrado - Crédito Voa Portugal - portal da aviação portuguesa



C-47 acidentado com a matrícula inicial
12 de abril de 1959
Um avião Douglas C-47A-80-DL, com o número do fabricante 19773, e anterior matrícula da USAAF 43-15307 equipado com dois motores Pratt  Whitney R-1830-92, comumente conhecido por Dakota, com a matrícula da Força Aérea Portuguesa 6150, despenhou-se cerca das 04h00 da madrugada no rio Tejo, perto da Parede, após ter descolado do aeroporto da Portela, com destino a Angola.

Envolvido num exercício militar que se destinava a fazer deslocar para Angola um número significativo de aviões militares, o C-47 que se despenhou era o avião utilizado para transportar, para além dos militares envolvidos no acidente, os recursos financeiros destinados a suportar a operação Himba.
No desastre faleceram: Tenente Coronel Piloto aviador António Brandão Calhau; Capitão Piloto aviador Edgar Rubi Mourão Marques; Tenente Piloto Navegador Jorge Augusto Amaral Coelho; 2º Sargento Radiotelegrafista  Miguel Joaquim Cerveira Pinto; 2º Sargento Mecânico Joaquim Rodrigues Pereira Rocha; Capitão Orlando Parente Maia Marques; Tenente Engenheiro Eduardo Beires do Vale; 2º Sargento Mecânico Rádio Alberto Lopes; 2º Sargento Mecânico Cristóvão do Carmo Lourenço; 1º Cabo Mecânico Albino Carvalho Rodrigues e 1º Cabo Mecânico Belarmino Garcia Pinto.
 
In Diário de Lisboa
10 de novembro de 1961
Devido a erro humano -voo a baixa altitude com elevada temperatura ambiente (cerca de 40º) turbulência e turbulência caraterística da hora e área em questão.....voltas efetuadas a baixa altitude e exagerado pranchamento (AHFA, Processo de Segurança de Voo - relatório do acidente)-, despenhou-se no Chitado em Angola o C-47A-50-DL com a matrícula FAP 6154, provocando a morte de todos os seus ocupantes:
General Carlos Miguel Silva Freire; Brigadeiro Piloto aviador José da Silva Correia; Tenente Coronel João de Oliveira Marques; Tenente Coronel João Horta Galvão Ferreira; Tenente Coronel José Eugénio Borges; Tenente Coronel Jorge Luís Jorge Tedeschi Seabra; Major Carlos Mota de Oliveira; Major Jesofeth Monteiro de Figueiredo; Capitão António André Pombo e Costa; Capitão Piloto aviador Francisco Fernandes de Carvalho; Tenente Piloto aviador José Manuel Boavida Chagas; Alferes Piloto Navegador Arnaldo Luzia da Silva; 1º Sargento Radiotelegrafista Domingos de Oliveira Neiva; 2º Sargento Mecânico António Rodrigues; 1º Cabo Mecânico Manuel Freire Martins e os civis João Manuel de Oliveira Marques; Frederico Vilhena Luís Serrano e o fotógrafo Maia.
 
 
In Diário de Lisboa


11 de março de 1968
Em Mueda - Moçambique, despenha-se o C-47A-20-DK, com a matrícula 6167, tendo falecido, o 2º Sargento MMA António Rosado Morgado e o 1º Cabo MMA Fernando Carvalho Castro.
 

in Facebook de Bernardes Neves

 

 




Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

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