Arquivo do blogue

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Bristol Blenheim





Perfil do Bristol Blenheim MK VT da Aeronáutica Militar



atualizado em 26 de setembro de 2019

A Aeronáutica Militar e a Aviação Naval utilizaram 13 e 12 unidades respetivamente, entre 1941 e 1944. A utilização destes aviões de origem britânica resultou inicialmente de aviões que aterraram por engano ou por avaria em Portugal e, depois, por compra efetuada diretamente ao governo de sua majestade.

11 de agosto de 1944


Uma esquadrilha de 8 bimotores Bristol Blenheim da Aeronáutica Militar Portuguesa, deslocava-se sobre o rio Tejo naquela manhã de 11 de agosto de 1944, quando dois dos aviões da esquadrilha colidiram em frente ao Barreiro sobre o designado ostral da palha.

Um deles, o Bristol Blenheim MK VT, com a numeração portuguesa 261 e o código ZE + A, precipitou-se no rio ocasionando a morte dos seus três tripulantes.

Faleceram no infausto acidente o Capitão Piloto aviador João José Ribeiro Ferreira, o segundo Sargento RT  António Ventura Amorim e o 1º Cabo José Pinto.





In Diário de Noticias
 




In Diário de Lisboa

 
 

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas