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sexta-feira, 22 de julho de 2016

Grumman G-21B Goose

Grumman G-21B Goose - Aviação Naval


Foram 12 as unidades utilizadas pela Aviação Naval e posteriormente pela Força Aérea no período entre 1940 e 1955. Estes aviões fabricados nos Estados Unidos pela Grumman Aircraft Engineering, eram essencialmente anfíbios, tendo as unidades produzidas para a Aviação Naval sido desprovidos das rodas de forma a ganharem algum peso transformado em maior capacidade de combustível, o que permitia as ligações com os Açores.

31 de agosto de 1943

Um hidroavião bimotor Grumman Goose, da aviação naval portuguesa com a matrícula G-108, tripulado pelo 2º Tenente Leopoldo Augusto César de Carvalho Sameiro Júnior, tendo ainda a bordo o 2º Tenente Daniel Morris Simões Sexton Muller, o Cabo mecânico Parracha e o 2º Marinheiro telegrafista Luís de Sousa Figueiras, afundou-se no Rio Tejo em frente à Cova do Vapor.

O acidente ocorreu aquando da descolagem, devido ao hidroavião ter embatido numa crista de uma vaga.

No acidente faleceu o 2ª Tenente Leopoldo Sameiro Júnior, tendo o corpo sido retirado aquando da recuperação do hidroavião.
 

                                                              In Diário de Noticias
 

In Diário de Noticias




Grumman G-21B Goose


 

Blackburn Shark IIA





Blackburn Shark

Entre 1936 e 1938, a Aviação Naval utilizou 6 unidades, equipadas com flutuadores. Estes aviões foram construídos na Grã-Bretanha na Blackburn Aeroplane & Motor Co. Ltd.

24 de março de 1938

O hidroavião Blackburn Shark IIA, da Aviação Naval Portuguesa, com a matricula 5, encontrava-se naquela fatídica manhã a sobrevoar o Tejo em voo de treino junto à doca de Santo Amaro, quando por uma falha estrutural se despenhou no Tejo, arrastando para a morte o piloto Tenente António Gonçalves.

Prontamente socorridos por embarcações que se encontravam no rio, foram resgatados das águas o mecânico Joaquim Palma e o telegrafista Joaquim Nascimento.







In Diário de Lisboa




Parte da frota do Blackburn Shark na Aviação Naval





HD-41 H Hanriot





Perfil do HD-41 H


Construídos em França na Société Anonyme des Apparéils d´Aviation Hanriot, foram recebidos 6 aparelhos que foram utilizados pela Aviação Naval entre 1927 e 1933.


6 de junho de 1927


Tripulando um hidroavião Hanriot HD-41 H da Aviação Naval Portuguesa, com a matrícula 33, o 1º Tenente Apeles Espanca precipita-se no rio Tejo em frente à Trafaria, após sucessivas manobras acrobáticas.

Procurado de imediato pelos meios de socorro existentes, foi o corpo encontrado, por mergulhadores deslocados para o local, cerca das 18 horas.




In Diário de Lisboa





Hanriot HD-41 H

Prefácio de Florbela Espanca no livro "Máscaras do Destino", dedicado ao seu irmão Apeles Espanca


Este livro é o livro de um Morto, este livro é o livro do meu Morto. Tudo quanto nele vibra de subtil e profundo, tudo quanto nele é alado, tudo que nas suas páginas é luminosa e exaltante emoção, todo o sonho que lá lhe pus, toda a espiritualidade de que o enchi, a beleza dolorosa que, pobrezinho e humilde, o eleva acima de tudo, as almas que criei e que dentro dele são gritos e soluços e amor, tudo é d’Ele, tudo é do meu Morto!

 

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