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Cessna Reims FTB - 337G Skymaster - Crédito EMFA |
atualizado em 11 de março de 2025
Encomendados à Reims-Aviation que os fabricava sob licença da norte americana Cessna Aircraft Company, contornando assim o boicote à aquisição de equipamento militar dos Estados Unidos, os FTB-337G destinavam-se a substituir os cansados Do 27 que operavam no território africano.
Encomendados à Reims-Aviation que os fabricava sob licença da norte americana Cessna Aircraft Company, contornando assim o boicote à aquisição de equipamento militar dos Estados Unidos, os FTB-337G destinavam-se a substituir os cansados Do 27 que operavam no território africano.
Foram assim adquiridos 32 aviões, que começaram a chegar em finais de 1974, numa altura em que a guerra colonial estava praticamente terminada.
Foi pois no território europeu que operaram até 2007. Curiosamente dois exemplares foram recentemente transferidos para a Força Aérea Moçambicana indo assim, quarenta anos depois, para um dos territórios que inicialmente os ia receber.
26 de julho de 1988
Uma aeronave Cessna Reims FTB - 337G com a matrícula da Força Aérea Portuguesa nº 3708, e o número do construtor 009, despenhou-se perto de Vila Ficaia, Torres Vedras.
O avião em testes, após manutenção, era tripulado pelo Tenente Piloto aviador Carlos Rui Alves Fernandes e pelo Alferes Piloto aviador Rui Santos Fortes. Ambos faleceram no acidente.
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