Arquivo do blogue

quinta-feira, 16 de junho de 2016

FTB - 337G Skymaster - Cessna Reims




Cessna Reims FTB - 337G Skymaster - Crédito EMFA

atualizado em 21 de outubro de 2019

Encomendados à Reims-Aviation que os fabricava sob licença da norte americana Cessna Aircraft Company, contornando assim o boicote à aquisição de equipamento militar dos Estados Unidos, os FTB-337G destinavam-se a substituir os cansados Do 27 que operavam no território africano.
 
Foram assim adquiridos 32 aviões, que começaram a chegar em finais de 1974, numa altura em que a guerra colonial estava praticamente terminada.
 
Foi pois no território europeu que operaram até 2007. Curiosamente dois exemplares foram recentemente transferidos para a Força Aérea Moçambicana indo assim, quarenta anos depois, para um dos territórios que inicialmente os ia receber. 
 
 
 
26 de julho de 1988

Uma aeronave Cessna Reims FTB - 337G com a matrícula da Força Aérea Portuguesa nº 3708, e o número do construtor 009, despenhou-se perto de Vila Ficaia, Torres Vedras.

O avião em testes, após manutenção, era tripulado pelo Tenente Piloto aviador Carlos Rui Alves Fernandes e pelo Alferes Piloto aviador Rui Santos Forte. Ambos faleceram no acidente.



In Diário Lisboa
 


Homenagem da revista francesa Air Action ao Tenente Carlos Fernandes
 

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas