atualizado em 5 de junho de 2023
Versão militar do DC-4 da norte-americana Douglas Aircraft Company, constituiu mais um êxito de utilização por todos quantos os tiveram ao serviço.
Versão militar do DC-4 da norte-americana Douglas Aircraft Company, constituiu mais um êxito de utilização por todos quantos os tiveram ao serviço.
O primeiro C-54
Skymaster chegou a Portugal em 1947 tendo sido utilizados num total de 17 unidades
até 1973, primeiro pela Aeronáutica Militar, depois pela Força Aérea
Portuguesa.
31 de janeiro de 1951
O C-54D , com a matrícula da Aeronáutica Militar 282, e o registo USAAF 42-72477, despenha-se no mar junto à Ilha Terceira - Açores, pouco depois de ter descolado da Base Aérea das Lages.
No acidente falecem todos os seus tripulantes em número de 14:
Capitão Piloto aviador Rogério Paulo de Oliveira Seixas;
Capitão Piloto Manuel José Navarro Belmarço;
Tenente Piloto aviador António Jorge José de Melo;
Tenente Álvaro António Lima;
Alferes Salviano Martins Lopes Vinga;
2º Sargento Radiotelegrafista Jaime Rodrigues Costa Reis;
2º Sargento Mecânico Joaquim Duarte Machado;
2º Sargento Mecânico António Viana de Carvalho;
2º Sargento Eletricista Pedro Vilas Boas;
Furriel Mecânico Júlio Malhão Silva;
1º Cabo Mecânico Manuel Henriques;
1º Cabo Mecânico Joaquim Antunes;
1º Cabo Mecânico Artur Guedes Rocha;
1º Cabo Radiotelegrafista Fernando Pires.
23 de novembro de 1962
Pouco depois de ter descolado de São Tomé, em más condições atmosféricas, o SC-54D com a matrícula 7502, e o registo USAAF 42-72668, despenha-se na proximidade do aeroporto, tendo falecido de imediato 18 tripulantes e passageiros e sobrevivido 14. Mais tarde um dos sobreviventes faleceu no hospital.
Da tripulação militar perderam a vida o capitão piloto aviador José Luís Gouveia Sherman de Lemos Macedo; o tenente paraquedista Elvino Gaspar Aleixo; o aspirante navegador António Simão Pereira; o
sargento ajudante piloto Eleutério Camilo Soares Cabelo; o 2.º sargento José Venâncio Barroso de Araújo; o 2.º sargento piloto António Manuel Neves Gomes; o 2.º sargento Raul Soares Barbeito; o furriel mecânico Vitor Manuel da Costa Fernandes; o 1º cabo mecânico Brás Sousa Barroso; o 1.º cabo radiotelegrafista Armando Gaspar Fernandes; o 1.º cabo mecânico José Fernando Marques da Silva e
1.º cabo mecânico Carlos Nunes Santos Machado.
22 de janeiro de 1963
Quando se preparava para aterrar em Gando nas Canárias, para reabastecimento, o C-54E com a matrícula FAP 6601, despenha-se no mar partindo-se em dois. No acidente morrem o 1º Sargento Mecânico António Inês, o 2º sargento Mecânico Amândio de Oliveira Lucas e o Furriel Mecânico Raul da Conceição Demétrio Serra. A restante tripulação foi recolhida por barcos enviados para o local.
Sem comentários:
Enviar um comentário