Arquivo do blogue

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Maurice Farman F-40


atualizado em 27 de março de 2021

Construídos pelos irmãos Henry e Maurice irmãos Farman em finais de 1915, o biplano F-40 destinava-se primordialmente a missões de observação.

Com uma velocidade máxima de 135 km/hora, tinha um teto de serviço de cerca dos 4.000 metros e uma autonomia de duas horas e vinte minutos. 

A Aeronáutica Militar recebeu em 1916 cinco unidades que prestaram serviço até 1920.

Devido à primeira guerra mundial e aos seus efeitos no território moçambicano, foram transferidas para aquele território três aviões, dando assim corpo à Esquadrilha Expedicionária de Moçambique, baseada em Mocimboa da Praia.

O primeiro voo naquele território ocorreu a sete de setembro de 1917.


 8 de setembro de 1917

Na sequência de uma volta mais apertada, colide com o solo o Farman F-40 com a matrícula F-3 da Aeronáutica Militar.

O Alferes de Cavalaria Aviador Jorge de Sousa Gorgulho, perde a vida no acidente, sendo o primeiro mártir militar da aviação.


in jornal A Capital
8 de dezembro de 1917

No auge de uma revolta militar em Lisboa, é atingido por tiros disparados pelos revoltosos na Rotunda, um Farman F-40, tripulado pelo 2º Tenente da Armada António Joaquim Caseiro e pelo observador Tenente Coronel Alfredo Martins de Lima.

o Tenente Coronel Martins de Lima perde a vida no mesmo dia, acabando o piloto por falecer no hospital no dia 13 de dezembro.

in Jornal A Capital

in Jornal A Capital

in Jornal A Capital
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Agusta-Bell 47 Jet Ranger

 16 de novembro de 1972 Atingido por uma granada de morteiro quando ainda se encontrava no solo, perdeu a vida o 2.º sargento piloto Abílio ...

As + vistas