![]() |
Perfil do HD-41 H |
atualizado em 21 de outubro de 2025
Construídos em
França na Société Anonyme des Apparéils d´Aviation Hanriot, foram recebidos 6
aparelhos que foram utilizados pela Aviação Naval entre 1927 e 1933.
6 de junho de 1927
Procurado de imediato pelos meios de socorro existentes, foi o corpo encontrado por mergulhadores, deslocados para o local, cerca das 18 horas.
Atualização desta mensagem: Um leitor atento, a quem agradeço o comentário, suscitou a questão do corpo do tenente Apeles Espanca, não ter sido encontrado ao contrário do referido anteriormente. A informação deste blogue teve como base a notícia do Diário de Lisboa de 6 de junho, no qual, numa nota de última hora fazia referência à localização dos destroços e do corpo do piloto, citando até a sua posição no interior do hidro. Compulsadas edições posteriores, verifica-se o desmentido dessa localização, pelo que podemos agora concluir que o corpo do malogrado piloto não foi encontrado.
Prefácio de Florbela Espanca no livro "Máscaras do Destino", dedicado ao seu irmão Apeles Espanca
Este livro é o livro de um Morto, este livro é o livro do meu Morto. Tudo quanto nele vibra de subtil e profundo, tudo quanto nele é alado, tudo que nas suas páginas é luminosa e exaltante emoção, todo o sonho que lá lhe pus, toda a espiritualidade de que o enchi, a beleza dolorosa que, pobrezinho e humilde, o eleva acima de tudo, as almas que criei e que dentro dele são gritos e soluços e amor, tudo é d’Ele, tudo é do meu Morto!
Obrigado pela partilha. Tem presente a bibiliografia que indica que o corpo foi recuperado? Porque no site https://www.casaflorbelaespanca.com/ e em outros locais que contam a história, referem que o corpo nunca foi encontrado. Obrigado uma vez mais.
ResponderEliminar