Arquivo do blogue

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Piper PA 18 - L21B Super Cub

PA-18 Super Cub - crédito EMFA
 

A FAP utilizou um total de 27 unidades deste pequeno avião, cujo fornecimento se iniciou em 1952 com 22 aviões entregues então ao Exército Português, para serem utilizados como aviões de observação e apoio à artilharia.

Não obstante eram os mesmos tripulados por pilotos e restante pessoal da FAP, pelo que acabaram por ser integralmente transferidos para a FAP em 1955. Em 1976 foi dada baixa dos exemplares ainda utilizados.

20 de setembro 1956

O Piper L-21B Super Cub, com a matrícula 3211 da Força Aérea Portuguesa e registo 52-6244 USAAF, despenha-se junto à localidade de Fronteira no Alentejo.

No acidente perde a vida o Alferes piloto Raul Fernandes.
 
 
31 de maio de 1957

O Piper L-21B Super Cub, com a matrícula 3223 da Força Aérea Portuguesa e o registo USAAF 52-6233, despenhou-se perto de Abrantes, após colisão com cabos elétricos, tendo falecidos os seus dois tripulantes.

O avião era pilotado pelo Furriel piloto António Miguel Santos e levava como tripulante o Soldado Manuel Sousa Pereira.
 


In Diário de Lisboa

20 de setembro de 1975

Ao executar uma volta a baixa altitude, nos comandos de um Piper com a matrícula da FAP 3217,  embateu em cabos de alta tensão, tendo falecido o Tenente Piloto aviador José Júlio da Encarnação Louro. Outro piloto sofreu ferimentos.



 




Piper Super Cub - crédito EMFA


 

3 comentários:

Vickers Valparaiso

 Vickers Valparaiso - crédito EMFA Adquiridos à fábrica inglesa Vickers em número de catorze, distribuídos pela versão I (motor Na...

As + vistas