PA-18 Super Cub - crédito EMFA
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A FAP utilizou um total de 27 unidades deste pequeno avião, cujo fornecimento se iniciou em 1952 com 22 aviões entregues então ao Exército Português, para serem utilizados como aviões de observação e apoio à artilharia.
Não obstante, eram os
mesmos tripulados por pilotos e restante pessoal da FAP, pelo que acabaram por
ser integralmente transferidos para a FAP em 1955. Em 1976 foi dada baixa dos
exemplares ainda utilizados.
20
de setembro 1956
O
Piper L-21B Super Cub, com a matrícula 3211 da Força Aérea Portuguesa e registo
52-6244 USAAF, despenha-se junto à localidade de Fronteira, Alentejo.
31
de maio de 1957
O
Piper L-21B Super Cub, com a matrícula 3223 e o
registo USAAF 52-6233, despenhou-se perto de Abrantes, após colisão com cabos
elétricos, tendo falecidos os seus dois tripulantes.
O
avião era pilotado pelo Furriel Piloto António Miguel Santos e levava como
tripulante o Soldado Manuel Sousa Pereira.
16 de março de 1960
O Piper 3220, com o registo USAF 52-6239, é perdido na descolagem em Vendas Novas. Perdem a via o tenente de Artilharia José Cândido de Almeida Bessa Ramalho e o Alferes Piloto Raúl José Relvas Leopoldo Botelho.
20 de setembro de 1975
O Piper 3220, com o registo USAF 52-6239, é perdido na descolagem em Vendas Novas. Perdem a via o tenente de Artilharia José Cândido de Almeida Bessa Ramalho e o Alferes Piloto Raúl José Relvas Leopoldo Botelho.
In Diário de Lisboa |
20 de setembro de 1975
Ao executar uma volta a baixa altitude, em Tróia, Setúbal, nos comandos de um Piper com a matrícula 3217, e o registo USAF 52-6232, embateu em cabos de alta tensão, tendo falecido o Tenente Piloto aviador José Júlio da Encarnação Louro. Outro piloto sofreu ferimentos. O voo não terá sido previamente autorizado.
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